Em dia de julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF) – acusado de tentativa de golpe de Estado em 2022 –, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), ressaltou, na manhã desta terça-feira, 25, a importância do análise do STF e da punição das ações que vão de encontro com a democracia.

O que aconteceu em 2023, aquilo assustou bastante a gente. O que tentaram fazer com o Brasil é muito fora do tom da modernidade da política. Primeiro, quebrar casas respeitadas, fazer ataques ao Congresso, ao Supremo Tribunal, a Casa Executiva é um desrespeito à democracia muito grande, as pessoas precisam ser penalizadas, declarou.

A anistia é para quem tem direito. Se ele tem culpa, tem que responder por isso, disse Jerônimo.

Para o gestor, a tentativa de golpe se compara “aos filmes norte-americanos”.

Essas pessoas têm que responder. Se for comprovado que o ex-presidente teve culpa, ele tem que pagar. Não tem que ter nada de liberdade para quem tem culpa.

O que estava ameaçando ali não era só a vida do nosso presidente Lula, era a vida do vice-presidente, de Alexandre de Moraes, mas era democracia brasileira. Nós não estaríamos aqui hoje nesse momento com essa liberdade de perguntas, se aquilo acontecesse. Então, a democracia para mim é liberdade, ressaltou.

Fonte: A Tarde / Foto: Anderson Ramos

Receba notícias do Jacobina Notícias pelo nosso Instagram e fique por dentro de tudo! Também basta acessar o canal no Whatsapp e no Google Notícias.

Postagem Anterior Próxima Postagem