Uma mulher deu à luz no banheiro do Hospital Municipal Esaú Matos, na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, na madrugada desta segunda-feira (3).
Segundo detalhou a unidade de saúde, a paciente, que já chegou ao local em trabalho de parto, pode ter confundido a dor do momento com uma vontade de ir ao banheiro.
A situação aconteceu por volta das 3h, enquanto a ficha de triagem da gestante era realizada na recepção do hospital. Devido o estado avançado do parto, o procedimento precisou ser realizado no banheiro.
A própria paciente relatou que não esperava que o parto ocorresse naquele momento e que não havia sequer levado a bolsa do bebê ao hospital, pois não imaginava que a evolução seria tão rápida, diz um trecho da nota emitida pelo hospital.
A unidade não detalhou o sexo da criança e nem o tempo de gestação. Passado o susto, mãe e filho foram levados para um leito e passam bem. A previsão é de que recebam alta até a terça-feira (4).
Confira a nota na íntegra abaixo
O Hospital Municipal Esaú Matos informa que a paciente em questão deu entrada na unidade, às 02h58, já em trabalho de parto ativo. Logo após sua chegada, enquanto sua ficha era preenchida, relatou vontade de ir ao banheiro.É importante esclarecer que, em algumas situações, a dor do parto pode ser confundida com a necessidade de evacuar, o que é um fenômeno comum nessa fase avançada. Poucos minutos depois, por volta das 03h10,a equipe foi chamada às pressas, quando foi constatado que parto já estava em período expulsivo.Diante da iminência do nascimento, não foi possível deslocar a paciente à sala de parto, sendo necessário realizar a assistência imediata no local.Vale destacar que o hospital conta com um serviço de triagem para priorizar casos de urgência e emergência, garantindo que o atendimento seja realizado de forma imediata, independentemente do preenchimento da ficha. No entanto, devido à rapidez do trabalho de parto, que ocorreu em questão de minutos, não houve tempo hábil para a triagem antes do nascimento.A própria paciente relatou que não esperava que o parto ocorresse naquele momento e que não havia sequer levado a bolsa do bebê ao hospital, pois não imaginava que a evolução seria tão rápida.A mãe e o recém-nascido estão bem e seguem recebendo os cuidados adequados.
Fonte: G1 / Foto: Reprodução
Postar um comentário