A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira (27) — mostrando, pela primeira vez desde janeiro de 2023, a aprovação do governo Lula menor (47%) do que a desaprovação (49%) — não pegou o Palácio do Planalto de surpresa.
Há cerca de seis meses, pesquisas internas vêm detectando viés de baixa na avaliação do governo. Nas últimas semanas, o Planalto percebeu que os altos preços dos alimentos estão pesando desfavoravelmente ''e muito'' nessa balança.
A reportagem conversou sobre o resultado da pesquisa com o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, responsável pela articulação política do governo.
Todas as vezes em que há aumento de preços de alimentos e de energia tivemos uma oscilação (na popularidade), disse Padilha.
De acordo com ele, o governo tem “experiência o bastante para saber que pesquisa é uma fotografia de um momento, temos que analisá-lo, sem perder de vista o filme”.
Para o ministro, “o nosso filme de dois anos (mandato atual) tem sido de crescimento econômico, de redução do desemprego e de aumento do poder de compra do povo.”
E, mais uma vez, destacou o quanto o trabalho da comunicação é importante.
O que importa para o filme é avaliar e comunicar melhor medidas que mexem com a vida de milhões de brasileiros.
Além disso, Padilha disse que o governo não pode “desligar o alarme de atenção sobre aquilo que mexe no bolso das famílias”.
Fonte: CNN / Foto: Gil Ferreira
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