Após dez dias em Portugal, alunos da rede municipal criaram projeto coletivo com impacto social para a comunidade

Pautas importantes como ancestralidade, representatividade e racismo são os temas de três videocasts lançados por alunos da rede municipal de ensino de Jacobina. O trabalho foi desenvolvido por 14 estudantes e uma professora jacobinenses inspirados pela vivência de um intercâmbio de dez dias em Portugal, em novembro do ano passado, proporcionado pelo projeto de arte-educação “Era Uma Vez… Brasil”.

Realizado na rede municipal de Jacobina, o projeto desenvolveu quatro etapas nas escolas acompanhando todo o ano letivo, e propondo nesse período atividades que convidaram professores e estudantes a revisitar a História do Brasil a partir de outro olhar, saindo da visão eurocentrada dos livros didáticos tradicionais, e elevando a sua percepção a uma ótica que dá vez e voz aos povos originários, negros e quilombolas. Na quarta e última fase do projeto, chamada "Comunidade", os participantes aplicam o conhecimento adquirido na experiência para criar projetos que tragam soluções e impacto social para suas cidades. 

Videocasts

Motivamos pela viagem recente e por oficinas criativas ministradas pelo educador Moisés Reis, os alunos e a professora recém-chegados de Portugal foram convidados a pensar criticamente sobre tudo que vivenciaram nos últimos meses. Junto, eles roteirizaram, gravaram, editaram e lançaram nas redes sociais três videocasts já disponíveis no YouTube compartilhando o seu processo no projeto e trazendo reflexões críticas sobre temáticas que permeiam toda a experiência, como pertencimento, identidade histórica, antirracismo, afrocentricidade e ancestralidade. Nos episódios lançados, os estudantes informam e chamam a atenção da comunidade local para a importância da aplicação prática desses conceitos. 

Agentes transformadores

A etapa Comunidade é como um legado importante deixado pelo “Era Uma Vez… Brasil” às cidades que o receberam. A atividade traz um diálogo direto com a comunidade de cada estudante, compartilhando e multiplicando assim os conhecimentos e a experiência adquiridos durante o projeto. Estudantes e professores serão estimulados a refletirem sobre tudo que vivenciaram nas três etapas anteriores do projeto, incluindo o intercâmbio. A atividade teve início ainda antes do intercâmbio, em novembro, para um melhor aproveitamento dos alunos de toda a proposta. 

Chegamos ao final da 8ª edição do projeto, e apesar desse tempo todo realizando, é sempre surpreendente ver as transformações que o Era Uma Vez imprime na vida de cada um desses jovens, o tanto que eles são impactados por essa experiência. E isso se reflete muito nessa quarta e última etapa, em que percebemos a vontade de cada um deles de fazer algo para deixar o mundo à sua volta um pouco melhor. Perceber todas essas falas, potentes e indignadas – valorizando o seu país, o seu povo, a diversidade étnica e cultural – e saber que eles irão propagar essa visão crítica para a sua família, sua escola, comunidade, seu bairro, é a grande mensagem que o projeto deixa legado, resume Marici Vila, diretora executiva da Origem Produções, realizadora do projeto.

História para além dos livros

O “Era Uma Vez… Brasil” é um programa de atividades educativas, artísticas e culturais , que exalta a diversidade, pluralidade e ancestralidade da formação identitária histórica e cultural do Brasil, valorizando a perspectiva dos povos indígenas e africanos. Durante as suas quatro etapas, alunos e professores passam por vivências e atividades que destacam esses conceitos, visitando aldeias indígenas, comunidades quilombolas. 

Em 2024, 8ª edição consecutiva do projeto, foram mais de 4,8 mil estudantes inscritos em todo o país, com realização simultânea em 12 cidades de três estados brasileiros: em São Paulo, nas cidade de Lençóis Paulista, Macatuba, Ribeirão Preto, Serrana, Quatá, João Ramalho e Rancharia; em Pernambuco, no Recife e em Belo Jardim; e na Bahia, em Salvador, Mata de São João e Jacobina.

O “Era Uma Vez… Brasil” em Jacobina conta com patrocínio da Jacobina Mineração e é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal. O projeto conta com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Na cidade, o projeto contou com 509 estudantes inscritos no início do ano letivo. Em toda a Bahia, foram 1.341 alunos inscritos, com mobilização de 88 professores de História de 73 escolas das cidades de Salvador, Mata de São João e Jacobina.  


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