A filha de um ator falecido, que por décadas dublou a voz de Sylvester Stallone em filmes traduzidos para o francês, criticou a criação de uma cópia de voz de seu pai por inteligência artificial, desenvolvida para uso no novo filme “Armor”.
Em uma publicação no X (antigo Twitter), feita no dia 10 de janeiro e deletada posteriormente, a startup britânica de IA ElevenLabs anunciou que havia recriado a voz de Alain Dorval, que faleceu em fevereiro do ano passado. Isso gerou críticas de sua filha, Aurore Bergé, que é ministra da Igualdade de Gênero da França.
“Eu concordei com um teste. Apenas um teste”, comentou ela na postagem da empresa, alegando que a companhia não deveria ter usado ou publicado a voz clonada de Dorval sem a aprovação prévia dela e de sua mãe.
“Eu nunca aprovei esta publicação”, escreveu ela. “E meu pai jamais teria aprovado algo assim.”
A ElevenLabs confirmou os planos de recriar a voz de Dorval em um comunicado divulgado na segunda-feira.
“Por quase cinco décadas, o barítono de Dorval deu vida aos personagens icônicos de Stallone – como Rocky Balboa e John Rambo – para o público francês”, disse a empresa. “Após seu falecimento em fevereiro, estamos planejando recriar a voz de Dorval usando nossa tecnologia de IA.”
O comunicado diz que a empresa está trabalhando com a família de Dorval para preservar sua voz.
“Concordamos que, se o padrão de qualidade não for atingido, o filme será lançado com dublagem tradicional – a família mantém controle total e decidirá se e como essa dublagem de IA será usada”, disse a ElevenLabs.
“Esta é a primeira vez que nossa tecnologia é usada em um grande filme. Para nós, trata-se de mostrar como a IA pode apoiar a narrativa, respeitando a arte e a tradição”, acrescentou a empresa.
“Recriar a voz de Dorval é uma forma de preservar algo significativo para o público, ao mesmo tempo que cria novas oportunidades no cinema.”
A CNN entrou em contato com a ElevenLabs e com Bergé para comentar o caso.
O filme “Armor”, que conta com a participação da atriz brasileira Isis Valverde, ainda não tem previsão de estreia no Brasil.
Fonte: CNN
Postar um comentário