O 2 a 0 diante do Fortaleza, no último domingo (1), não só livrou o Vitória do rebaixamento para a Série B do Brasileirão como também deixou o Rubro-Negro próximo de uma vaga na Copa Sul-Americana. Além disso, o Leão, que pulou para o 10° lugar da Série A, chega para penúltima rodada com chances até de uma vaga na Libertadores, principal competição do continente.

Segundo dados do Departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), a probabilidade do Vitória terminar entre o 9° e o 14° colocados, que garantem vaga na Sul-Americana, é de 96,9%. Para uma vaga na Libertadores, que hoje classifica até o 8° lugar do Brasileirão, o Leão tem 2,7% de chances. Vale a pena lembrar que o 7° e o 8° lugares do Brasileirão se classificam para a pré-Libertadores, um mata-mata antes do início da fase de grupos.

Com mais dois jogos para fazer na Série A, o Vitória, que tem 45 pontos, enfrenta o Grêmio, na quarta-feira (4), às 20h, no Barradão, e depois o Flamengo, no domingo (8), às 16h, no Maracanã, no encerramento do Campeonato Brasileiro. Uma vitória em uma das duas partidas garante o Leão na Sul-Americana 2025.

Para chegar à Libertadores, o Rubro-Negro, que precisa vencer os dois jogos e chegar até 51 pontos, necessita de tropeços de Bahia (7º colocado, com 50 pontos), Cruzeiro (8º, com 50) e Corinthians (9°, com 49).

O Cruzeiro, que encara Palmeiras (em casa) e Juventude (fora), precisa perder ou empatar os dois jogos e Bahia ou Corinthians somarem, no máximo, um ponto. Se o time mineiro vencer uma das duas partidas, Timão e Esquadrão têm que empatar o confronto direto, nesta terça-feira (3) às 20h, na Neo Química Arena, e ainda perderem na última rodada, contra Grêmio e Atlético Goianiense, respectivamente.

Decisiva, a vitória diante do Fortaleza sacramentou a permanência do Vitória na Série A e agora o Rubro-Negro Baiano entra nas duas últimas rodadas com sete pontos de vantagem para o Criciúma, 17° lugar e primeiro time dentro da zona de rebaixamento. O Z4 ainda é formado por RB Bragantino, com 38, Cuiabá, com 30 e Atlético-GO, com 27.

Fonte: Bahia Notícias / Foto: Victor Ferreira

Receba notícias do Jacobina Notícias pelo nosso Instagram e fique por dentro de tudo! Também basta acessar o canal no Whatsapp e no Google Notícias.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem