No domingo (8), forças rebeldes invadiram Damasco, tomando o controle da capital síria e forçando o ditador Bashar al-Assad a fugir do país.
A queda do regime brutal de Assad ocorreu após décadas de ditadura e foi descrita como uma “vitória para toda a nação islâmica”, por Abu Mohammad al-Jolani, líder do principal grupo rebelde, Hayat Tahrir Al-Sham (HTS).
Saiba como as coisas no momento. Ataques foram ouvidas em Damasc.a segunda-feira (9) de manhã. Não está imediatamente claro quem realizou, embora jatos israelenses tenham sido vistos voando em direção à Síria.
Israel ordenou que seus militares estabelecessem uma área de segurança na Síria depois das Colinas de Golã, ocupadas por Israel, em um sinal do perigo potencial que o estado judeu sente de governantes desconhecidos em Damasco, após a queda da ditadura de Assad.
Sírios se alegram
Notícias da deposição de Assad provocaram manifestações de alegria nas ruas de Damasco e nas comunidades sírias ao redor do mundo.
Mas com os rebeldes, liderados pelo grupo islâmico HTS — designado uma organização terrorista estrangeira pelos EUA — agora no controle, o futuro do país devastado pela guerra permanece incerto.
Fonte: CNN
Postar um comentário