A política em Jacobina enfrenta uma série de desafios que refletem problemas comuns em municípios do interior do Brasil: falta de planejamento a longo prazo, baixa transparência na gestão pública e a perpetuação de práticas que priorizam interesses individuais em detrimento do bem-estar coletivo. Apesar de possuir um grande potencial econômico e turístico, a cidade parece estagnada em algumas áreas essenciais, como saúde, educação e infraestrutura.

A infraestrutura precária é uma reclamação recorrente dos moradores, com ruas esburacadas, falta de saneamento básico em diversos bairros e obras que, muitas vezes, começam, mas não são concluídas. 

Na saúde, há uma insatisfação com a qualidade do atendimento público e a falta de recursos nos postos e hospitais, enquanto na educação, escolas enfrentam problemas estruturais e de falta de investimento em tecnologia e capacitação de professores. Tudo isso é agravado por um cenário de pouca fiscalização e um Legislativo pífio, que muitas vezes se limita a reforçar alianças políticas vantajosas em vez de atuar como fiscal da gestão municipal.

Para avançar, Jacobina precisa urgentemente de lideranças comprometidas com a modernização da gestão pública e com políticas públicas que atendam às reais demandas da população. Transparência, participação popular e foco em soluções a longo prazo devem ser prioridades para garantir que o município cresça de forma sustentável e justa. Sem essas mudanças, a cidade continuará presa em um ciclo de promessas não cumpridas e administrações que servem a poucos, deixando a maioria à margem do desenvolvimento.

Por Robson Guedes / Jacobina Notícias

Receba notícias do Jacobina Notícias pelo nosso Instagram e fique por dentro de tudo! Também basta acessar o canal no Whatsapp e no Google Notícias.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem