O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou o candidato de esquerda, Yamandú Orsi, da Frente Ampla, herdeiro político de Pepe Mujica, que foi eleito presidente do Uruguai neste domingo (25), derrotando o candidato governista, de centro-direita, Álvaro Delgado, e marcando a volta do grupo esquerdista ao poder após cinco anos.
"Quero congratular o povo uruguaio pela realização de eleições democráticas e pacíficas e, em especial, o presidente eleito @orsi.yamandu, a Frente Ampla e meu amigo @pepe.mujicaok pela vitória no pleito de hoje", disse Lula.
O presidente brasileiro afirmou ainda que Brasil e Uruguai continuarão trabalhando juntos no Mercosul.
"Essa é uma vitória de toda a América Latina e do Caribe. Brasil e Uruguai seguirão trabalhando juntos no Mercosul e em outros fóruns pelo desenvolvimento justo e sustentável, pela paz e em prol da integração regional", finalizou.
Resultado
Com a divulgação dos primeiros números não oficiais, o atual presidente, Luis Lacalle Pou, que não disputou o cargo porque as leis uruguais não permitem reeleição, reconheceu a derrota do seu candidato e já convidou Yamandú Orsi para iniciar a transição.
No final da noite do domingo, o Tribunal Eleitoral do Uruguai informou que com 99% das urnas apuradas, Orsi alcançou quase 50% dos votos e Delgado 46%.
Fonte: Bnews
Postar um comentário