Uma conjunção de fatores intensifica a formação de chuvas na região Sudeste a partir desta quinta-feira (21/11), conforme informações da Climatempo. Um dos agentes mais importantes será a formação de uma frente fria no litoral da região.

Além da frente fria, haverá um cavado na região. Este é um sistema que atua para aumentar a variabilidade dos ventos de altos níveis na atmosfera. Com isto, a previsão é de que haja aumento das áreas de instabilidade, principalmente no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.

Outra ação da frente fria será o deslocamento do corredor de umidade vindo do Norte do Brasil para a faixa sudeste. Este é mais um componente que favorece a formação de chuvas.

Até às 10h desta quinta, está vigente um alerta de chuvas intensas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso é de que podem ocorrer precipitações de 20 a 30 milímetros por hora (mm/h), podendo chegar a 50 mm por dia.

A faixa do mapa afetada pelo alerta do Inmet abrange todo o estado do Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo, sul e norte de Minas Gerais.

Nesses locais, a atenção é para a ocorrência de quedas de galhos de árvores, corte de energia e alagamentos. Além das chuvas, o vento pode levar variar de 40 a 60 quilômetros por hora (km/h).

A previsão da Climatempo, que analisou os prognósticos até a segunda-feira (25/11), é que neste período, os volumes acumulados de chuvas variem de 60 a 80 mm na maior porção do Rio e do Espírito Santo. Com isto, aumenta o alerta para a ocorrência de alagamentos e deslizamentos.

Outras regiões

O informativo meteorológico do Inmet prevê que na região Norte também haja pancadas de chuvas, no entanto, elas serão mais modestas que as do Sudeste. Ainda assim, Acre, Rondônia e sul do Tocantins poderão ter acumulados de 100 mm de chuva no período de 18 a 25 de novembro.

Para o Nordeste, o tempo vai ficar quente e seco na maioria da região. A exceção é o centro-sul da Bahia, onde os acumulados de chuva podem superar 50 mm. Além disto, algumas áreas do sul do Piauí e do Maranhão apresentam condições para chuvas, mas elas devem ser isoladas.

Uma frente fria vai avançar na região Sul. Há previsão de áreas de instabilidade em alguns espaços, com volumes pequenos de chuvas. De sábado em diante, o tempo muda e fica firme.

Para o Centro-Oeste, no intervalo de 18 a 25 de novembro devem ocorrer pancadas de chuvas. As áreas onde são esperados os maiores volumes são o sul de Goiás.

Fonte: Metrópoles

Receba notícias do Jacobina Notícias pelo nosso Instagram e fique por dentro de tudo! Também basta acessar o canal no Whatsapp e no Google Notícias.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem