Depois de uma semana de forte chuvas, que causaram alagamentos, desabamentos e deslizamentos de terra, a previsão do tempo para Salvador no fim de semana é de céu nublado, mas poucas possibilidades de temporais.
As chances de chuvas são de apenas 10% no sábado (30) e 5% no domingo (1º), de acordo com a Defesa Civil. A trégua no temporal começou na quinta-feira (28), após dois dias marcados por tragédias em Salvador e região metropolitana.
Na quarta-feira, dois deslizamentos de terra deixaram cinco pessoas soterradas. Duas delas morreram e as outras três foram resgatadas com vida.
De acordo com Cláudia Valéria, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as fortes chuvas foram resultado da associação de dois sistemas: uma frente fria sobre o oceano e a convergência de umidade vinda da região norte do Brasil, que ocasionou a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul.
Esse sistema é comum nesta época do ano na Bahia, onde as chuvas costumam ser mais frequentes nas regiões oeste, sul e no Vale do São Francisco. Quando o sistema ocorre de forma mais intensa, como neste ano, temporais costumam se espalhar por todo o estado, atingindo também a capital e as cidades da região metropolitana.
O resultado disso foi o novembro mais chuvoso desde 1961. De acordo com a Defesa Civil de Salvador, o acumulado de chuva de novembro chegou a 466 mm, quando o esperado para o mês era de 108 mm. Em apenas 72h, choveu 269 mm na capital.
Mortes em decorrências das chuvas
Três mortes foram confirmadas em Salvador e na região metropolitana, em decorrência dos temporais. Duas vítimas foram soterradas após deslizamentos de terra, enquanto a terceira caiu em um bueiro e foi arrastada pela água. Saiba quem são as vítimas:
- Gerson Alexandrino Santos Júnior: o jovem de 23 anos dormia em casa, no bairro de Saramandaia, na quarta-feira, quando um deslizamento de terra fez o imóvel desabar. O corpo foi retirado dos escombros no mesmo dia e enterrado na quinta (28), sob forte comoção dos vizinhos. "Juninho", como era conhecido na comunidade, deixou dois filhos.
- Paulo Andrade: o jovem de 18 anos estava no banheiro de casa, entre a região de Saramandaia e Pernambués, quando um deslizamento de terra soterrou a casa. Além dele, a mãe, o irmão de seis anos e um vizinho foram soterrados, mas foram resgatados com vida. Após 48h de buscas ininterruptas, o corpo de Paulo foi encontrado.
- Amanda Teles: a garota de 12 anos voltava da escola, no bairro Urbes, em Dias D'Ávila, quando tropeçou e caiu em um bueiro. Ela foi arrastada pela água. As buscas contaram com o auxílio de câmeras, drones, cachorros e pranchas para vistoriar as tubulações da cidade e o Rio Imbassaí, que passa pela região. Também após 48h, o corpo de Amanda foi encontrado.
Fonte: g1
Postar um comentário