O setor automotivo do Brasil é um dos mais lucrativos. Ao longo do ano, as montadoras não cansam de enviar modelos aos brasileiros para convencer do investimento e dar ao condutor uma ótima alternativa para lidar com o trânsito das grandes capitais.

Apesar da facilidade de carros novos, o Brasil dá indícios que seus motoristas não esquecem aquelas marcas mais clássicas e que tem modelos históricos disponíveis para compra, mesmo que sejam seminovos.

Um dos motivos que ajudam a potencializar as vendas dos seminovos é o seu preço. Em meio a uma economia mais instável nos últimos tempos, a grande preocupação é a quantidade e valor de parcelas do financiamento do veículo.

Por conta disso, os condutores das grandes capitais do país, analisam minuciosamente as alternativas e cidades importantes têm um avanço na compra dos seminovos.

Salvador

A capital da Bahia é uma das que mais consomem veículos seminovos. Conscientes do seu valor, os carros em Salvador são muito adquiridos para passear na cidade ou até mesmo realizar uma viagem aos finais de semana com a família.

De acordo com o levantamento da Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores), a Bahia é um dos estados que mais negociam carros seminovos. Entre janeiro a setembro, foram pouco mais de 318 mil unidades vendidas, somando passeio, comerciais leves, pesados, motos seminovas e usadas.

Dicas para adquirir carros seminovos

Apesar das facilidades, principalmente no que diz respeito ao lado financeiro, comprar uma unidade de veículo seminovo não é simples e requer muito cuidado na hora de bater o martelo.

Um dos pontos é analisar com cuidado o histórico da loja ou até mesmo o carro adquirido por um antigo dono. Além da nota fiscal, é necessário levantar o histórico do carro junto aos órgãos competentes para saber se existe algum tipo de irregularidade.

Outro ponto importante é ver a documentação. Não assine qualquer documento sem ter todo o registro do carro a sua disposição. O risco de não cumprir esse requisito é ficar sem o veículo em caso de blitz da polícia. Em uma situação delicada, o condutor fica sem o auto é uma dor de cabeça imensa para resolver o problema, principalmente com multas financeiras.

A transferência do nome é outra questão que sempre dá problema em veículos seminovos. Em muitos casos, na ânsia por ter o carro em mãos, o comprador deixa para fazer a transferência em segundo momento e isso deixa em aberto um risco de ganhar um problema imenso. Em caso de encontro com autoridades competentes, o condutor pode ficar sem o veículo e, de quebra, ter que lidar com problemas judiciais.

Por fim, é sempre válido levantar o histórico de idas ao mecânico e manutenção do carro. Na hora de adquirir o carro, tenha sempre isso alinhado para evitar que a vida útil do veículo tenha terminado e você precise passar seus dias com ele em reforma na mecânica.

Jacobina Notícias - O seu portal de informações

Receba notícias do Jacobina Notícias pelo nosso Instagram e fique por dentro de tudo! Também basta acessar o canal no Whatsapp e no Google Notícias.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem