Metade dos brasileiros diz não confiar nos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), um grupo ainda maior considera que a decisão de Alexandre de Moraes de suspender a rede X teve "motivação política", e mesmo com essa rejeição a Moraes, é Gilmar Mendes o ministro que tem a imagem mais negativa na visão da população. Esses foram alguns dos resultados de uma pesquisa realizada pela AtlasIntel entre os dias 3 a 4 de setembro, com entrevistas via internet.

No questionamento da pesquisa sobre o grau de confiança no trabalho dos ministros do STF, 50% responderam que "não confiam" nessa atuação do Judiciário. Outros 47% dizem que confiram nos ministros, e 4% não sabem o que responder.

Na última pesquisa AtlasIntel, 45% diziam que confiavam nos ministros 44% afirmavam não confiar. A falta de confiança nos ministros do STF, portanto, deu um salto de seis pontos percentuais entre os dois levantamentos.

O levantamento da AtlasIntel também perguntou sobre a percepção dos entrevistados a respeito dos 11 ministros que compõem o STF. Alexandre de Moraes e Cármen Lúcia têm os maiores percentuais de "imagem positiva", com 47% de menções. Já Gilmar Mendes, por sua vez, aparece como o magistrado com a maior "imagem negativa", chegando a 59% de menções.

De forma geral, a percepção negativa é superior à positiva em relação a todos os ministros. Depois de Gilmar Mendes, os que possuem a pior avaliação são os ministros Dias Toffoli (55%), Nunes Marques (54%) e Flávio Dino (53%). Luiz Fux é o ministro com a menor avaliação negativa (39%), mas ainda menor do que as menções positivas (38%).

Em outro recorte da pesquisa, mais da metade da população (57%) considera que a decisão do ministro Alexandre de Moraes de suspender no Brasil a plataforma X (ex-Twitter), do empresário Elon Musk, teve "motivação política". Para 42%, a medida do ministro foi tomada por "motivação técnica". Outros 2% não souberam responder.

A pesquisa AtlasIntel também questionou os entrevistados sobre quem estaria certo no conflito entre Alexandre Moraes e Elon Musk. Metade (50%) dos entrevistados diz que o ministro do STF "está certo". Já o empresário dono da rede X é considerado correto para 44%. Outros 5% defendem que "nenhum dos 2" tem razão, e 1% que não soube responder.

Ainda sobre a decisão do STF que levou à suspensão da rede X, a AtlasIntel perguntou aos entrevistados como essa situação afetaria o regime democrático brasileiro. Para 54%, as medidas estão "enfraquecendo a democracia". Já para 45%, as decisões do STF "fortalecem a democracia".

O levantamento mencionou ainda o bloqueio das contas da Starlink, outra empresa que tem Elon Musk como principal acionista, determinado por Alexandre de Moraes. Para a maioria dos brasileiros (55%), a decisão "é abusiva". Já para 44% dos entrevistados, "a decisão é justificada".

Fonte: Bahia Notícias / Foto: Carlos Moura

Receba notícias do Jacobina Notícias pelo nosso Instagram e fique por dentro de tudo! Também basta acessar o canal no Whatsapp e no Google Notícias.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem