Um grupo especializado na preparação e no envio de carregamentos de cocaína para o exterior, usando o modal marítimo, é alvo da Operação Viking, que acontece nesta quinta-feira (5), em várias cidades do país.
Nove mandados de prisão preventiva e 38 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nos Estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Pernambuco e na Espanha. A operação envolve cerca de 120 profissionais, incluindo policiais federais e equipes da Guarda Civil Espanhola.
Conforme divulgado pela Polícia Federal, as investigações revelaram que o grupo criou uma complexa estrutura logística para operacionalizar as ações de narcotráfico interestadual e internacional com diversas ramificações no Brasil e na Europa.
Ainda de acordo com a PF, para o envio dos entorpecentes, o grupo usava o Porto de Paranaguá/PR, bem como em outros portos do país. Nesse locais eles exportavam grandes quantidades de cocaína através da contaminação de contêineres (método rip/on-rip/off), ocultação em cargas lícitas (rip/on na carga), nos navios, em barcos pesqueiros e, principalmente, com o uso de mergulhadores para inserir a droga em compartimentos submersos dos navios.
Fonte: Bnews
Postar um comentário