A estudante Sofia Matos, do Colégio Estadual de Tempo Integral José Ribeiro Pamponet, em Baixa Grande, foi selecionada para participar, em janeiro de 2025, dos encontros promovidos pela Yale Model United Nations (YaleMUN), em Connecticut, e Model United Nations (HarvardMUN), em Boston, duas das mais conceituadas universidades americanas. Nesses eventos, os jovens se reúnem com outros líderes do Ensino Médio de diferentes países; participam de simulações de conferências da Organização das Nações Unidas (ONU); e debatem questões que afetam a realidade global. A Bahia, através da Secretaria Estadual da Educação (SEC), é o único Estado brasileiro que promove simulações inspiradas nas reuniões dos comitês da ONU para estudantes da rede pública, por meio das quais os alunos são selecionados para eventos internacionais.
Essas atividades são vistas como laboratórios para o aprendizado, pois trabalham com as esferas da Diplomacia, da Ciência Política, da Política Internacional e do Direito, bem como inspiram o protagonismo juvenil na busca por soluções aos problemas que afetam suas realidades. Sofia Matos começou a participar das simulações em 2022, de forma on-line. No início deste ano, quando foram abertas as inscrições para integrar a delegação da Fundação Internacional Negotia, Sofia se inscreveu e foi selecionada. “É um sonho que está se transformando em realidade. É uma das experiências mais desafiadoras que já vivi”, revela a estudante do 3º ano do Ensino Médio.
No final do mês de agosto, ela também irá participar da terceira edição do Bahia Model United Nations (BaMun), em Salvador. Uma iniciativa da SEC, que selecionou 500 estudantes de todo o território baiano para atuar como conferencistas em torno da "Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas", tema escolhido para este ano. “Será minha primeira simulação no formato presencial. Estou feliz e orgulhosa de estar representando minha escola e minha cidade na BaMun e, no próximo ano, a Bahia, na minha primeira viagem internacional. Sou muito grata pelo apoio que venho recebendo. Na escola, encontro o incentivo e apoio dos professores e da direção para alcançar meus objetivos, explorando ao máximo meu potencial. Sinto que a escola está sempre querendo que a gente brilhe”, comemora.
A experiência irá contribuir para fortalecer e enriquecer a formação da estudante, tendo em vista o seu engajamento nos espaços representativos da unidade escolar, onde participa como membro do Colegiado Escolar, líder de sua classe, vice-líder do colégio e do município e representante estudantil no Conselho Municipal de Educação, propondo projetos e debates. “A conquista de Sofia nos enche de alegria. Acredito que reflete a oferta de uma educação pública de qualidade, em que são criadas oportunidades para o desenvolvimento pleno de nossos estudantes”, avalia a coordenadora pedagógica da unidade escolar, Joanice Santos da Silva.
Ela aponta a adesão da unidade escolar aos diversos programas e projetos norteados pela SEC, como ações relevantes e decisivas para fomentar o protagonismo estudantil. “Quando o estudante já possui a capacidade de liderança e tem proatividade, como é o caso de Sofia, associadas ao incentivo e às experiências que a unidade escolar proporciona pedagogicamente, o resultado é a ampliação dos horizontes para além do espaço escolar e a conquista dos sonhos e objetivos. Sofia é uma inspiração”, afirma.
Fonte: Ascom/SEC / Fotos: divulgação
Postar um comentário