Dois tripulantes que estavam a bordo de um veleiro à deriva a 20 milhas náuticas (cerca de 37 km) de Porto Seguro, no sul da Bahia, foram resgatados pela Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando do 2º Distrito Naval, de quarta-feira, dia 28.

A Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Seguro (DelPSeguro) informou que tomou conhecimento da situação durante a madrugada por meio do canal de Emergências Marítimas (185). A embarcação, denominada "Guardião", teria saído da cidade de Vitória (ES) na segunda-feira, 26, com destino à Salvador, quando apresentou avarias no leme, ficando à deriva.

A Marinha informou que após tomar conhecimento do ocorrido, a DelPSeguro iniciou, em coordenação com o Salvamar LESTE do Comando do 2⁰ Distrito Naval, a operação de Busca e Salvamento (SAR). Participaram da operação SAR embarcações da DelPSeguro; uma aeronave UH-12 Esquilo, pertencente ao 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral; e o Navio-Patrulha Gravataí, que fica sediado em Salvador e iniciou deslocamento para a localização indicada. Adicionalmente, foi acionado o Plano de Auxílio Mútuo, visando alertar e solicitar apoio a todas as embarcações que porventura estivessem em navegação nas áreas próximas.

No começo da tarde de ontem, após contato realizado por militares da aeronave com os tripulantes do veleiro, foi verificado que os tripulantes encontravam-se bem, não necessitando de auxílio, e que estavam se dirigindo para Porto Seguro, onde chegaram por volta das 16h.

A utilização da aeronave, que estava em deslocamento de Salvador para a Base Aérea de São Pedro da Aldeia (RJ), permitiu localizar a embarcação de forma mais rápida. Após o veleiro chegar em Porto Seguro, uma equipe de Inspeção Naval esteve a bordo do veleiro para verificar a situação dos tripulantes, que passam bem. Será aberto um Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) a ser conduzido pela DelPSeguro.

Fonte: A tarde / Foto: Reprodução

Receba notícias do Jacobina Notícias pelo nosso Instagram e fique por dentro de tudo! Também basta acessar o canal no Whatsapp e no Google Notícias.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem