O SUV 4X4 híbrido Boa 5 e a minivan de luxo Denza D9 são os novos veículos que a BYD anunciou que serão vendidos no Brasil em 2025. Os carros fazem parte de duas submarcas da fabricante chinesa e são vendidos no país de origem com os nomes FangChengBao 5 e Téngshì D9, respectivamente. Conheça abaixo os dois carros.
Bao 5
O Bao 5 é um SUV com enfoque no off-road. A carroceria, quadrada ao estilo Land Rover Defender, é montada sobre um chassi tipo longarina. O conjunto híbrido é composto por um motor 1.5L turbo (gasolina) e dois motores elétricos. O carro possui modos off-road e diferenciais bloqueáveis.
A versão apresentada na China gera 687 cv de potência combinada e 760 Nm de torque, mais do que qualquer utilitário com pretensões off-road oferecido atualmente no mercado brasileiro. Segundo a BYD, o carro é capaz de acelerar de 0 a 100 Km/h em menos de cinco segundos.
O interior esbanja luxo e tecnologia. O painel conta com três telas digitais:
- uma do lado do motorista (que comporta o painel de instrumentos);
- uma do lado do passageiro; e
- uma tela maior posicionada no console central.
Os bancos e portas são revestidos em couro e outros materiais nobres. É muito provável que a BYD tenha se inspiradou no atual Land Rover Defender no design interior, já que o formato de elementos como o volante, as maçanetas e os botões lembram muito os do utilitário britânico.
Ao desembarcar no Brasil, o Bao 5 já contará com um concorrente chinês em sua categoria: o novo GWM Tank 300.
Denza D9
Atualmente, quem busca uma minivan de luxo no Brasil só tem um carro a recorrer: o Kia Carnival. Entretanto, isso está prestes a mudar: a BYD pretende comercializar o Denza D9 no país a partir do ano que vem.
O público chinês valoriza espaço interno e tecnologia embarcada como atributos em um veículo de luxo. Carros como o Zeekr 009, GWM Wey 07 e Denza D9 são uma prova disso.
A unidade do D9 exibida no Festival Interlagos 2024 tratava-se da versão mais luxuosa da minivan, equipada com apenas dois assentos traseiros. Há também versões com sete lugares, que a BYD deve oferecer no Brasil, com assentos configurados nas posições 2+2+3.
O D9 com sete lugares tem colossais 5,25 metros de comprimento — 10 cm a mais que o já grande Kia Carnival. A distância entre eixos é de 3,11 metros. Para efeito de comparação, o entre-eixos do Toyota SW4 é de 2,75 metros — quase 40 cm menor. Isso demonstra o quanto a BYD valoriza espaço interno em sua minivan de luxo.
Mesmo nas versões com sete lugares, os bancos são individuais e separados por apoios de braço. Há também apoios de perna com controles elétricos.
As diferentes versões possuem diferentes números de potência e torque. E enquanto algumas possuem tração dianteira, outras contam com tração integral. A BYD ainda estuda quais versões oferecerá ao mercado brasileiro.
Curiosidade
A marca Denza foi criada no ano de 2010 em uma parceria da BYD com a Mercedes-Benz para o desenvolvimento de veículos elétricos de luxo. Atualmente, a Mercedes-Benz detém apenas 10% da submarca, enquanto a BYD detém o restante.
Fonte: CNN
Postar um comentário