O programa Previne Brasil do Ministério da Saúde, divulgou seu ranking, posicionando Jacobina como a última colocada na região e em 405º lugar entre os 417 municípios da Bahia. O Previne Brasil é um programa voltado para melhorar o acesso, a qualidade e a equidade dos serviços de saúde, com foco na Atenção Primária à Saúde como a principal porta de entrada para o sistema. Cada cidade é avaliada e recebe uma pontuação com base em diversos critérios de eficiência e qualidade dos serviços de saúde oferecidos.
No ranking, Jacobina obteve apenas 259,98 pontos. Em contraste, a cidade de Presidente Jânio Quadros alcançou a maior nota do estado, com 892 pontos. Esse resultado é particularmente significativo considerando que Jacobina recebeu mais de R$ 182 milhões em recursos para a saúde nos últimos anos, sendo a 16ª cidade com maior volume de recursos na Bahia.
Essa disparidade levanta questões sobre a eficiência na utilização desses fundos. A diferença entre os recursos recebidos e a pontuação no ranking sugere que há espaço para melhorias na gestão dos serviços de saúde em Jacobina. A análise desses dados é essencial para entender onde estão os desafios e como eles podem ser superados para garantir um atendimento de saúde mais eficaz e de qualidade para a população.
Por José Antônio Valois
Postar um comentário