O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira (15), o presidente da Itália, Sergio Mattarella. Os dois assinaram acordos de cooperação e tiveram uma reunião breve, antes de fazer um pronunciamento à imprensa.

Entre as parcerias firmadas estão o reconhecimento recíproco de carteiras de habilitação para fins de conversão e memorandos de entendimento entre o Ministério da Ciência e o Centro Internacional de Física Teórica; entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agripecuária (Embrapa) e a Universidade de Turim; entre a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Turim; e entre a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Enel Brasil.

Durante seu discurso, Lula agradeceu ao governo italiano pela ajuda humanitária no Rio Grande do Sul e ressaltou a importância de estreitar laços entre o Brasil e a Itália, em um momento em que presidem o G20 e o G7, respectivamente.

O presidente Mattarella vem ao Brasil pela primeira vez, em um momento particularmente propício. Essa visita representa um ponto alto da celebração de 150 anos da imigração italiana ao Brasil e esses laços são reforçados por meio de demonstrações de amizade e solidariedade. Eu queria agradecer ao governo italiano por toda a ajuda que deram para atender ao Rio Grande do Sul. Foram 25 toneladas de ajida humanitária. E agora nas presidências do G20 e do G7, Brasil e Itália têm a oportunidade de buscar juntos soluções para problemas mundiais, afirmou Lula.

Pegando como gancho a fala do presidente brasileiro sobre problemas globais, Mattarella destacou que ele e Lula conversaram sobre as guerras em curso e como solucioná-las. Ele também comentou que irá visitar outras cidades no país, incluindo Salvador.

Ambos temos uma visão em prol do fim das guerras e do sofrimento em Gaza e na Ucrânia. Conversamos sobre isso e em soluções para os conflitos. [...] Seguirei daqui, já amanhã de manhã, para Porto Alegre, para observar o encaminhamento da reconstrução pós-tragédia, e ainda estarei no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Salvador, pontuou.

Essa é a primeira vez em 24 anos que um presidente italiano visita o Brasil. A agenda na capital baiana ainda não foi divulgada.

Fonte: Bnews / Foto: Lara Curcino

Receba notícias do Jacobina Notícias pelo nosso Instagram e fique por dentro de tudo! Também basta acessar o canal no Whatsapp e no Google Notícias.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem