A Bahia tem um novo favorito na grade de atrações do São João nos mais de 200 municípios que recebem os festejos juninos em 2024. O gênero dominante ainda é o arrocha, mas o representante do ritmo foi que mudou. O grupo Toque Dez se tornou a banda mais contratada pelos municípios baianos neste ano para rodar o estado com shows durante o período que compreende as festas juninas.
De acordo com o Painel da Transparência dos Festejos Juninos do Ministério Público do Estado (MP-BA), o grupo fundado em Serrinha tem 25 apresentações agendadas para a Bahia, das 40 datas da agenda. Ao todo são 26, no entanto, 1 das apresentações aconteceu em maio, e já não consta na agenda de São João da banda.
Criada em 2018, o grupo Toque Dez é considerado um dos novos representantes do arrocha e tem apresentado um crescimento no cenário nacional. Em 2020, dois anos após o surgimento da banda, o grupo liderado por Milsinho liderou o ranking de downloads do site 'Sua Música'.
Após o crescimento do grupo, o nome de Milsinho foi incluído no nome da banda, passando a ser conhecido como 'Milisinho Toque Dez'. No Spotify, a banda tem 932,6 mil ouvintes mensais.
Arrocha em alta
O comportamento é o mesmo que o de dois anos anteriores e pós pandemia. Em 2023, o cantor sergipano Nadson O Ferinha foi o recordista em shows na Bahia com 27 apresentações, incluindo uma em Salvador. Já em 2022, primeiro ano de São João pós pandemia, Thiago Aquino dominou o ranking com 25 contratações, e fez história na capital baiana ao superlotar o Parque de Exposições.
Um fato curioso do levantamento feito pelo MP é que nos três anos, o top 5 contratações conta sempre com um representante do arrocha além do topo e o cantor Tayrone aparece em todos os anos como um dos favoritos, mas nunca em primeiro lugar, com uma diferença pequena entre as posições.
Em 2022, os 5 mais contratados foram Aquino, Tayrone, Kart Love e Toque Dez. Já em 2023, a banda Mastruz com Leite e os cantores Batista Lima e Tarcísio do Acordeon ficaram com o 2º, 3º e 4º lugar respectivamente, deixando o 5º para Tayrone.
Neste ano, o cantor Tayrone aparece em 2º lugar na lista com 23 shows, enquanto Devinho Novaes aparece em terceiro com 21 e a banda Calcinha Preta é a quarta colocada com 18 apresentações no estado. O cantor acreano Heitor Costa fica em 5º lugar, empatado com o grupo de forró sergipano. Após dominar o topo em 2023, o cantor Nadson O Ferinha apresentou uma queda e tem confirmado apenas 12 shows na Bahia.
Em recente entrevista ao Bahia Notícias, o cantor Lucas Kart, do Kart Love, comemorou o crescimento do arrocha no cenário nacional. Neste ano, o artista não aparece no top cinco das contratações na Bahia, mas celebra a agenda cheia pelo Nordeste e os projetos profissionais que tem rodado o Brasil. A gente está na luta já há um tempo e observa a chegada de novos artistas. A internet também tem favorecido esse crescimento e tem deixado o mercado ainda mais movimentado, então, todo mês a gente vê surgindo artistas novos, além dos artistas que não são do gênero, mas incluem o arrocha no repertório.
Fonte: Bahia Notícias
Postar um comentário