As águas do Guaíba voltaram a subir nesta segunda-feira (3/6), alcançando 3,86 metros segundo a medição feita às 6h15, pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Na manhã de domingo (2/6), o nível chegou a recuar e atingir 3,49 metros, ficando abaixo da cota de inundação pela primeira vez em um mês.
A cota de inundação é de 3,60 metros. À 0h15 da madrugada desta segunda, o nível estava em 3,43 m.
Explicações para alta do Guaíba
Entre os pontos alagados, estão a Avenida Praia de Belas, Avenida Aureliano Figueiredo Pinto, Borges de Medeiros e a Rótula das Cuias. As informações são da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
Há pelo menos duas explicações para a alta do corpo hídrico, que durante o fim de semana não apresentou pontos de novos alagamentos. Uma delas é a própria chuva, que voltou, mesmo que em volume menor. A outra é o vento, que está forte no sentido Lagoa dos Patos/Guaíba.
Segundo o site Climatempo, o estado gaúcho terá temperaturas acima da média nos primeiros 10 dias do mês, “com possibilidade de episódios de chuva forte, mas menos persistentes do que em maio”.
Balanço das enchentes
Segundo o último balanço da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, publicado nesta segunda-feira (3/6), 580 mil pessoas estão desalojadas e 475 municípios foram afetados pelas enchentes. Até o momento, o número de mortes é 172. Não há óbitos em investigação.
Fonte: Metrópoles / Foto: Max Peixoto
Postar um comentário