A contagem regressiva para os Jogos Olímpicos de Paris-2024 está a todo o vapor. Além da expectativa pelo maior evento esportivo do mundo, novas modalidades serão incluídas a partir desta edição, enquanto outras, também tradicionais, irão deixar a disputa que acontece neste ano.
Para a disputa de Paris-2024, haverão um total de 48 modalidades e 32 esportes. As principais novidades deste ano irão ficar por conta do Breaking Dance e a Canoagem Slalom Extremo, que fazem sua estreia em Jogos Olímpicos.
Com grande representação artística urbana na cultura afro-americana, o breaking tem origem através do gênero musical do hip-hop. Através de uma música, os competidores fazem uma coregrafia individual e improvisada em cima da batida.
A cada música, o competidor terá 60 segundos para executar todos os seus movimentos. Essa modalidade será divida nas categorias feminina e masculina. Ao todo, serão 16 dançarinos.
Já a Canoagem Slalom Extremo é parecido com a modalidade de Canoagem já existente, onde competidores competem em um percurso aquático para ver quem irá conseguir completar primeiro. No tradicional, a saída acontece individualmente e o percurso todo é cronometrado.
No Extremo, a largada ocorre com duas a quatro embarcações descendo simultaneamente um percurso com balizas. A modalidade promete ser uma arma entre os brasileiros, que tem Ana Sátila como campeã mundial em 2018, e Pedro Henrique Gonçalves como atual campeão mundial.
Por fim, também haverá uma duas novas categorias na modalidade de vela. Uma será o Windsurf, onde o atleta utiliza o vento para realizar manobras; e o Kitesurf, onde o atleta faz suas manobras com a ajuda de uma espécie de paraquedas acoplado à sua cintura.
Se por um lado, temos modalidades que fazem suas estreias em 2024, outras se despedem da disputa, seja temporariamente ou definitivo. Esses são os casos do Beisebol, o Softbol e o Karatê. A expectativa é que os dois primeiros retornem para os Jogos de Los Angeles-2028.
Fonte: Bnews
Postar um comentário