Diante do volume de chuva que atingiu a Bahia nos últimos dias, municípios da Região Metropolitana de Salvador, do sul e centro sul da Bahia estão em "alerta vermelho". Isso indica “grande perigo” de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas, segundo os parâmetros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Divulgado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), através do Inmet, o alerta teve início às 16h50 desta segunda-feira (8) e se estende até às 9h de terça (9).
Durante o período, pode ocorrer chuva superior a 60 milímetros (mm) por hora ou mesmo acima de 100mm por dia, com grandes chances de enxurradas e quedas de árvores, além das ocorrências já citadas, em cidades com áreas de risco.
A Defesa Civil do estado (Sudec), então, recomenda:
- desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia;
- observar alteração nas encostas;
- permanecer em local abrigado.
Além disso, vale buscar mais informações junto ao órgão e ao Corpo de Bombeiros.
Municípios baianos em situação de emergência
Com base em informações enviadas pelas prefeituras, a Sudec atualizou, nesta segunda (8), os números referentes à população atingida pelas fortes chuvas que ocorrem em municípios baianos.
Até o momento, são 275 desabrigados e 2.281 desalojados em decorrência dos efeitos diretos do desastre. Foram contabilizados sete óbitos.
Os números correspondem às ocorrências registradas em 103 municípios, entre os meses de janeiro a abril. É importante destacar que, desse total, 48 estão com decreto de Situação de Emergência (SE). São eles:
- Anagé
- Angical
- Apuarema
- Baixa Grande
- Barra
- Boa Vista do Tupim
- Cabaceiras do Paraguaçu
- Caetité
- Canavieiras
- Cansanção
- Cícero Dantas
- Contendas de Sincorá
- Cotegipe
- Cravolândia
- Dário Meira
- Ibicuí
- Iguaí
- Ilhéus
- Itaju do Colônia
- Itamari
- Itororó
- Jequié
- Lagoa Real
- Lençois
- Maiquinique
- Medeiros Neto
- Milagres
- Monte Santo
- Muquém de São Francisco
- Mutuípe
- Nordestina
- Nova Canaã
- Paulo Afonso
- Pedro Alexandre
- Quijingue
- Ruy Barbosa
- Santa Brígida
- Santa Luzia
- Santaluz
- São Miguel das Matas
- Saubara
- Tanhaçu
- Ubaíra
- Valença
- Varzedo
- Wanderley
- Canudos
- Jeremoabo.
A Sudec ressalta que as informações são atualizadas constantemente, uma vez que as equipes das Coordenações Municipais de Proteção e Defesa Civil (Compdecs) e das secretarias municipais fazem os levantamentos técnicos dos danos e prejuízos causados pelas altas precipitações.
Fonte: g1
Postar um comentário