Nesta terça acontece mais uma rodada importante das primárias nos Estados Unidos.
A expectativa é que o ex-presidente e pré-candidato Republicano Donald Trump conquiste, matematicamente, a indicação presidencial do partido.
Até o momento, Trump acumulou o total de 1.078 delegados das vitórias nas votações do partido desde 15 de janeiro.
Com essa nova rodada de primárias, o ex-presidente pode conquistar mais 59 delegados na Geórgia, 40 delegados no Mississippi, 19 delegados no Havaí e mais 43 no estado de Washington, totalizando 161 delegados.
Após essas votações, Trump pode chegar ao total de 1.239 delegados, 24 a mais dos 1.215 necessários para garantir a indicação do partido.
O atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, também deve garantir a indicação do partido Democrata nesta terça (12).
Biden conquistou 1.892 delegados até o momento. Na Geórgia, o presidente deve acumular mais 108 delegados, outros 35 delegados no Mississippi, mais 92 delegados no estado de Washington, 13 delegados dos “Democratas no exterior” e 6 delegados no território das Ilhas Marianas do Norte, totalizando 2.146 delegados. Joe Biden precisa atingir a marca de 1.968 delegados para a indicação dos Democratas.
Efeito pós-Superterça
Na última tera (5), 15 estados e um território foram às urnas para escolherem os candidatos às indicações dos partidos. Donald Trump teve uma vitória esmagadora sobre a rival Nikki Haley.
O ex-presidente venceu em 14 das 15 votações, perdendo apenas no estado de Vermont, onde Haley ganhou com vantagem apertada. No dia seguinte, a ex-governadora da Carolina do Sul anunciou o encerramento de sua campanha eleitoral, deixando Trump como único pré-candidato republicano.
Fonte: CNN
Postar um comentário