A Rússia reforçou suas tropas no norte e oeste do país em resposta ao que Moscou considera ser um aumento das forças da Otan, a aliança militar ocidental, perto da Rússia, disse o ministro da Defesa, Sergei Shoigu, nesta terça-feira (5).
Em resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022, a Finlândia aderiu à Otan e a Suécia está prestes a se unir ao grupo.
Além disso, a Otan está conduzindo nesta semana um exercício militar denominado Resposta Nórdica 2024, que diz envolver mais de 20 mil soldados na Noruega, Finlândia e Suécia e se concentrará na defesa coletiva.
No contexto do aumento do potencial militar da Otan perto das fronteiras russas, da expansão da aliança através da adesão da Finlândia e, no futuro, da Suécia, tomamos medidas para fortalecer os agrupamentos de tropas no noroeste e em direções estratégicas ocidentais, destacou Shoigu aos principais generais, sem fornecer detalhes.
A guerra na Ucrânia desencadeou a crise mais profunda nas relações da Rússia com o Ocidente desde a crise dos mísseis cubanos de 1962, e o presidente Vladimir Putin alertou o Ocidente que corre o risco de provocar uma guerra nuclear se tropas ocidentais forem enviadas para combater na Ucrânia.
Fonte: CNN
Postar um comentário