O piloto de um avião de pequeno porte morreu após a aeronave cair na Bahia, nessa quinta-feira (14). O acidente ocorreu na zona rural de São Sebastião do Passé, cidade na Região Metropolitana de Salvador.
A vítima é Jairo Souza. Ele era o único ocupante do veículo.
Conforme apurado, ele fazia o transporte da aeronave de Caruaru, em Pernambuco, com destino a Guanambi, no interior da Bahia. O avião teria sido adquirido por dois empresários da região baiana.
O acidente é investigado pelo Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa II).
Como foi o acidente e o resgate da vítima?
Segundo o Corpo de Bombeiros, que contou com cinco viaturas na equipe de resgate, testemunhas relataram que a aeronave perdeu altitude e se chocou com o solo antes de pegar fogo. O acidente ocorreu na localidade da Sereia, em uma fazenda ao lado de uma fábrica de velas.
O trabalhador rural Edson também descreveu o acidente. Ele presenciou a cena.
A gente estava trabalhando. Quando vi, o avião estava baixinho e a gente saiu correndo. Ele bateu na árvore e depois no chão, já pegando fogo. Tentamos ajudar ele [o piloto], chegamos próximo, mas o fogo estava muito alto, narrou.
Após ser retirado dos escombros, o corpo de Jairo foi encaminhado pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) para o Instituto Médico Legal (IML) de Santo Amaro, no recôncavo baiano.
Quais as causas da queda do avião?
Ainda não há informações sobre o que provocou a queda do avião. O g1 questionou o Seripa II, para saber se os investigadores já chegaram ao município baiano para apurar as circunstâncias do acidente, mas não obteve retorno até última atualização desta reportagem.
Quais são as informações sobre a aeronave?
A aeronave saiu de Caruaru (PE), por volta das 9h de quinta-feira (14). A viagem tinha como destino o município de Guanambi (BA).
O avião pertencia a dois empresários do município baiano. A identidade dos homens, no entanto, não foi divulgada.
O avião de matrícula Seneca PT-REY tinha seis lugares e pertencia à classe "pouso convencional", conforme registro verificado no sistema de consultas ao Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB).
Embora estivesse cadastrado na categoria "privada - serviço de transporte aéreo público não regular", correspondente ao serviço de táxi aéreo, o veículo não tinha autorização para tal.
Além disso, a situação de aeronavegabilidade era descrita como "normal". O g1 procurou o Comando da Aeronáutica para mais esclarecimentos sobre as informações disponíveis, mas não obteve resposta.
Quem é a vítima?
O piloto Jairo Souza era natural de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Ele morava no bairro Alto do Moura.
O pai dele, que também era piloto, morreu em 2015.
Por causa da morte de Jairo, a apresentação da Esquadrilha da Fumaça que seria realizada no próximo sábado (16) foi cancelada. O evento seria no Aeroporto Oscar Laranjeira, no município pernambucano.
Ainda não há detalhes quanto ao velório e sepultamento do piloto.
Fonte: G1
Postar um comentário