Professores da rede pública de ensino de Jacobina realizaram um protesto na manhã desta segunda-feira (5/2), em frente à Prefeitura de Jacobina. O ato seguiu até a Praça Rio Branco, no centro da cidade. 

A manifestação, organizada pela Associação dos Professores Licenciados da Bahia (APLB), sindicato que apoiou a eleição do prefeito Tiago Dias, foi marcada por críticas e cobranças ao gestor. Os profissionais disseram estar frustrados com promessas que não teriam sido cumpridas pelo prefeito e a falta de melhorias no sistema educacional.

No trajeto, os educadores, que levavam faixas e cartazes, também questionaram a qualidade da merenda escolar e o pagamento considerado insuficiente de R$ 600 para os agentes de portaria, que, segundo representantes da APLB, caracteriza um tratamento próximo ao trabalho escravo. 

A Prefeitura de Jacobina se manifestou sobre o protesto, em uma nota oficial direcionada à imprensa. Confira abaixo a íntegra da nota:

Nota oficial

A Prefeitura Municipal de Jacobina, através da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), vem prestar o seguinte esclarecimento:

  • O cumprimento do Piso Salarial dos Professores é um compromisso da gestão municipal, entretanto, o município de Jacobina já empenhou mais de 91% do Fundeb para o respectivo pagamento de salário dos profissionais da Educação. Neste sentido, a gestão está realizando estudos complementares para garantir outras formas de complemento financeiro ao FUNDEB sem impactar outras áreas importantes da administração pública. 

Deste modo, a Prefeitura tem se empenhado em mostrar aos interessados que não se trata de uma vontade política, mas de limitações técnicas financeiras que atingem diversos municípios de toda a Bahia. Outrossim, num gesto de compromisso com o interesse público, a Secretaria da Educação e Cultura informa também que se encontram disponíveis à imprensa, no Setor de Contabilidade, os documentos comprobatórios das colocações acima.

Por Robson Guedes / Jacobina Notícias / Foto: Bahia Acontece

Receba notícias do Jacobina Notícias pelo nosso Instagram e fique por dentro de tudo! Também basta acessar o canal no Whatsapp e no Google Notícias.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem