O empresário bilionário Elon Musk anunciou por meio de uma rede social que sua empresa Neuralink realizou o primeiro implante de chip cerebral em um paciente humano. A informação foi compartilhada nesta segunda-feira (29/1), mas o procedimento teria acontecido no domingo (28/1).
De acordo com Musk, o paciente se recupera bem. Segundo o empresário, o objetivo é que o dispositivo permita que humanos controlem eletrônicos, como computadores e celulares, apenas com o pensamento, e os resultados iniciais mostram detecção promissora de picos de neurônios.
“Os primeiros usuários serão aqueles que perderam o uso dos membros. Imagine se Stephen Hawking pudesse se comunicar mais rápido do que um digitador rápido ou um leiloeiro. Esse é o objetivo”, afirmou.
Autorização para estudos
Os estudos com implantes cerebrais em humanos foram autorizados pela Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla inglês) em maio de 2023. Quatro meses depois, a empresa abriu inscrições para voluntários.
No “X” (antigo Twitter), Musk escreveu que o primeiro produto da Neuralink foi chamado de “Telepathy” (Telepatia).
O estudo conduzido pela empresa de Musk utiliza robô para introduzir implante de Interface Cérebro-Computador (ICC) por meio de procedimento cirúrgico. O dispositivo é instalado em uma região do cérebro que controla a intenção de movimento.
Teste de segurança
Neste primeiro teste, a empresa quer avaliar a segurança do implante e do próprio robô que fez a intervenção cirúrgica. Porém, a Neuralink ainda não forneceu mais detalhes sobre o paciente e o procedimento feito no domingo.
Quando a empresa abriu inscrições para voluntários, o recrutamento era voltado para pessoas com paralisia decorrente de lesão da medula espinhal cervical ou esclerose lateral amiotrófica.
Fonte: Metrópoles
Postar um comentário