O presidente Lula já definiu o perfil do sucessor de Flávio Dino no Ministério da Justiça e sinalizou a auxiliares que pretende escolher o futuro ocupante do cargo na próxima semana.
Segundo aliados, Lula quer que o novo comandante do Ministério da Justiça tenha um perfil que misture características do ex-ministro da pasta Márcio Thomaz Bastos e do próprio Dino.
O desejo do petista é de que o ministério volte a ser protagonista nas discussões de políticas públicas e interlocução com outros poderes, como ele avalia que foi durante a gestão de Bastos (2003 e 2007).
Ao mesmo tempo, o presidente deixou claro a auxiliares que o substituto de Dino precisa ter o mesmo perfil “combativo” do atual titular da pasta para “enfrentar o bolsonarismo”.
Favoritos para suceder Dino
Diante desse perfil, fontes do Palácio do Planalto avaliam que dois nomes despontam como favorito para avaga: o ex-ministro do STF Ricardo Lewandowski e o advogado petista Marco Aurélio de Carvalho.
Tanto Lewandowski quanto Marco Aurélio, que passou o Réveillon com Lula no Rio de Janeiro, contam com apoio do PT para assumir o Ministério da Justiça no lugar de Dino.
Além dos dois, corre por fora o secretário-executivo da pasta, Ricardo Cappelli, que é filiado ao PSB e está como ministro interino da pasta durante as férias de Dino.
Dino deve ficar até 12 de janeiro
A auxiliares, Lula sinalizou que deve bater o martelo de quem será o novo ministro da Justiça na próxima semana, após o ato em alusão ao primeiro aniversário das invasões golpistas do 8 de janeiro.
A expectativa no Planalto é de que Dino fique no cargo até 12 de janeiro. Do ministério, ele retomará o mandato no Senado, onde aguardará até sua posse como ministro do STF, em 22 de fevereiro.
Fonte: Metrópoles
Postar um comentário