Foram registradas, em Salvador, 125 mortes de pessoas em acidentes com motocicletas nos últimos dois anos. Na Avenida Afrânio Peixoto, conhecida como Suburbana, aconteceu o maior número de batidas com mortes em 2023.
Na capital baiana, de acordo com a Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador), no ano passado houve 2.694 acidentes envolvendo motocicletas. Em 2022 foram 2.081, um crescimento de 29% nos casos.
O excesso de velocidade é apontado como uma das infrações mais recorrentes entre motociclistas.
"Respeitem o limite de velocidade estabelecido na pista, utilize os EPIs necessários, evitem fazer ziguezague e, sobretudo, não utilizem o celular quando estiverem pilotando a moto. Isso em carro já é extremamente perigoso, em motos é mais ainda", disse o superintendente da Transalvador, Décio Martins.
Segundo a Transalvador, no ano passado, 68 pessoas morreram em ocorrências com motos na capital baiana. Em 2022, foram 57 casos. Um aumento de 19% nos óbitos.
As três avenidas que mais registraram acidentes em 2023:
- Paralela: 225 acidentes, com 3 mortes;
- Antônio Carlos Magalhães 141 acidentes, sem mortes;
- Suburbana, 102 acidentes, com 10 mortes.
Morte na Orlando Gomes
Na segunda-feira (15), um jovem que pilotava uma motocicleta ficou gravemente ferido após um acidente na Avenida Orlando Gomes. Ele teve ferimentos na cabeça e foi intubado por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) dentro da ambulância, ainda no local.
Depois, a vítima foi levada para uma unidade de saúde. Não há detalhes sobre o estado de saúde atual dele. O trânsito ficou engarrafado na região.
Ainda na segunda, duas mulheres morreram depois que um carro em alta velocidade bateu na traseira da motocicleta onde elas estavam, na BR-242, em Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado. Uma da vítimas morreu no local, a segunda mulher chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos.
O motorista do carro foi levado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com ferimentos considerados leves, mas fugiu da unidade hospitalar. A Polícia investiga o caso.
A frota que circula em Salvador é de mais de 1 milhão de veículos (1.103.340). Destes, quase 700 mil são carros (688.213) e mais de 170 mil são motocicletas (176.086).
Fonte: g1
Postar um comentário