Produtores rurais da Bahia estão passando por um momento preocupante em razão de uma seca que atinge o estado, considerada a pior das últimas quatro décadas. De acordo com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Humberto Miranda, o problema tem impactado profundamente empresários e trabalhadores do setor agropecuário.

Diante da necessidade de conter os prejuízos causados pela seca, o presidente do Sistema Faeb/Senar informou, em entrevista ao Jornal Doze em ponto da Rádio Serra Dourada, do município de Ipirá, que uma campanha foi criada com o objetivo de implementar ações emergenciais para reduzir os danos da seca.

Intitulada “Juntos pela Bahia”, a campanha tem sido destinada ao enfrentamento dos prejuízos generalizados causados pela estiagem ao setor agropecuário, entre eles, a perda de animais. O que chama atenção é que, ainda segundo Miranda, mesmo em meio à gravidade da situação, não há qualquer apoio do poder público para conter o problema.

O presidente da Faeb afirma que a entidade, por meio de recursos próprios, destinou aos produtores rurais um montante de R$ 2 milhões, com o apoio de 98 sindicatos rurais espalhados pelo estado, a fim de reduzir os impactos financeiros provocados pela seca histórica. Além disso, a federação tem atuado em prol da distribuição de bagaço de cana e sorgo, buscando sustentar as atividades consideradas essenciais para a pecuária.

Além disso, Humberto Miranda fez um apelo enfático às instituições financeiras, solicitando a liberação de crédito emergencial e a flexibilização dos financiamentos existentes para garantir a sobrevivência dos produtores baianos.

Fonte: BNews

Receba notícias do Jacobina Notícias pelo nosso Instagram e fique por dentro de tudo! Também basta acessar o canal no Whatsapp e no Google Notícias.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem