As fortes chuvas que atingem Salvador nesta quarta-feira (20/12), causaram uma série de transtornos na capital baiana. Diversos pontos de alagamentos , queda de energia e árvores e suspensão de voos e serviços foram registrados em bairros da capital baiana.
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) já havia emitido um alerta para instabilidade do tempo e riscos de alagamento e deslizamentos de terra. Nas últimas seis horas, choveu 41 mm na capital baiana. Normalmente, a média do mês de dezembro é de 63,4 mm.
Segundo a Codesal, a atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) provocou a ocorrência das chuvas, acompanhadas por raios e trovões.
Na noite de terça-feira (19), fortes ventos atingiram Salvador e ultrapassaram 48 km/h em alguns momentos.
As regiões mais afetadas pela chuva são:
- Palestina
- Campinas de Brotas
- Brotas
- Saramandaia
- Chapada do Rio Vermelho
- Engenho Velho de Brotas
- Liberdade - Vila Sabiá
- Calçada
- Matatu
A Concessionária do Aeroporto de Salvador informou devido às fortes chuvas que afetaram Salvador e região nesta quarta-feira, as atividades de pousos e decolagens foram temporariamente suspensas. O serviço foi retomado por volta das 19h.
Na ocasião, a empresa solicitou que os passageiros que entrem em contato diretamente com a companhia aérea responsável pelo seu voo para obter informações atualizadas sobre os itinerários.
Em virtude do temporal, o Plano Inclinado Liberdade-Calçada, teve seu fechamento antecipado em 1h devido à queda de energia. Já o Elevador Lacerda teve a operação suspensa por causa dos raios por volta das 17h30. A operação vai ser retomada assim que as condições climáticas permitirem.
A travessia Salvador- Mar Grande foi suspensa devido aos fortes ventos e mar agitado na Baía de Todos-os-Santos, após recomendação da Capitania dos Portos.
Fonte: g1
Postar um comentário