A Prefeitura Municipal de Jacobina, através das Secretarias da Assistência Social, do Meio-Ambiente e CRAS Alice Barros, participaram nesta quinta-feira (9), do Projeto na Casa de Rebeca, em parceria com o Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), que é um núcleo de inclusão, com participantes que tem deficiência intelectual e autismo, sendo um dos objetivos, estimular e garantir a participação cidadã de adolescentes em questões relevantes a suas vidas. Em Jacobina atua em projetos sociais na Fazendinha e na Casa Rebeca.
Na oportunidade, foi realizado um Encontro de Integração dos adolescentes do Grupo NUCA, selo UNICEF edição 2021/2024, com as crianças e adolescentes do Projeto Social Fazendinha e Projeto Social Casa de Rebeca, que participaram de uma roda de conversa sobre a 6ª Missão, sugerida pela UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância, presente no Brasil desde 1950, acerca da importância de “reflorestar” e cuidar do meio ambiente.
Também foi realizada uma Oficina de Aprendizagem de Cultivo de Mudas Nativas, com plantação das mesmas no espaço do recanto da Casa de Rebeca, que está localizada na Travessa Paulo Dantas, no bairro da Bananeira. A Instituição é fruto do projeto social chamado no início de Pastoral do Menor, que realizava círculos de cultura e trabalho com os meninos na rua, há mais de 20 anos e é uma entidade civil, filantrópica e sem fins lucrativos.
A origem do nome Rebeca surgiu por causa de uma criança que morava no bairro da Serrinha e faleceu por desnutrição. O evento foi também uma celebração da criatividade, educação e engajamento em torno de questões críticas como a preservação do meio ambiente, mudanças climáticas, reciclagem e o direito à alimentação saudável e de qualidade.
No mês de março do corrente ano, a Prefeitura promoveu a assinatura de termos de fomento para Organizações da Sociedade Civil (OSC) do município, a exemplo da Casa de Rebeca, que receberia por convênio a quantia de R$ 53.500,00 por ano, demonstrando o compromisso da Prefeitura de Jacobina com as OSC’s que realizam trabalhos sociais, culturais, educacionais e de saúde (mental e física) e desempenham papéis chaves na promoção de dignidade e cidadania para milhares de jacobinenses.
Ascom / PMJ
Postar um comentário