A Prefeitura de Jacobina, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, e a Diretoria de Cultura, promoveu eventos marcantes para a cultura local.

Nessa última quarta (01), no auditório da praça do CEU, Fazedores e Fazedoras de Cultura, participaram do encontro, com a Oficina voltada para o Edital da Área de Audiovisual. O edital, tem por objetivo apoiar produções audiovisuais locais, além de capacitar, formar e qualificar pessoas no segmento.

Já ontem (03), no mesmo auditório, aconteceu uma jornada de aprendizado e sensibilização cultural através da segunda Oficina voltada para as demais Áreas Culturais, da Lei Paulo Gustavo, que também atraiu um número expressivo de profissionais da área cultural.

As oficinas, ministradas por Shaolin Barreto, assessor em Políticas Públicas de Culturas com Ênfase Municipalista, Conselheiro Nacional de Cultura e membro da operativa nacional dos comitês Paulo Gustavo, trouxeram perspectivas ricas e significativas no campo da arte e cultura. Shaolin, guiou os participantes, nas Oficinas, através de sua extensa e expressiva experiência, fornecendo insights valiosos sobre como criar projetos culturais eficazes.

Além disso, a importância da acessibilidade cultural foi destacada em uma palestra extraordinária apresentada pela professora Gabriela Souza, Professora Bilíngue Libras/Português, Especialista em Libras  e Mestranda em Educação Especial, que desempenha um trabalho notável na cidade de Jacobina. A acessibilidade é um direito de todos, e Gabriela demonstrou como a inclusão de todos na cultura pode enriquecer a comunidade.

“Estamos comprometidos em impulsionar o potencial criativo e artístico local, por isso, promovemos essas oficinas como parte de nosso empenho contínuo em incentivar a informação e formação dos artistas Jacobinenses”, destacou Netto Cerqueira, Diretor de Cultura.

Essas oficinas estabeleceram, além de uma sólida base de conhecimentos para o futuro, o objetivo também de qualificar as pessoas a aprenderem a elaborar projetos, interpretar e participar de editais, bem como conhecerem o Projeto de Lei 4.172/2023, conhecido como Lei Aldir Blanc 2, apresentado pelo Governo Lula ao Congresso Nacional no dia 29 de agosto, que tem como finalidade alterar a Lei 14.399/2022, que institui a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), permitindo que o Ministério da Cultura, ao regulamentar a implementação da PNAB, vincule até 30% dos recursos à aplicação em determinadas políticas pública e consolide uma grande conquista municipalista para o futuro do investimento público na área da Cultura.

Mais informações e download de todos os documentos que é preciso para preparar seu projeto e realizar sua inscrição neste link aqui.

Essas ações representam um marco significativo para a cultura local. Elas demonstram o compromisso em proporcionar acesso à informação e formação em uma escala jamais vista no município. Esses eventos não apenas promovem o crescimento cultural, mas também contribuem para a inclusão e a diversidade, garantindo que a cultura seja um direito acessível a todos os habitantes de Jacobina. O município está trilhando um caminho brilhante para um futuro culturalmente rico e inclusivo.

Entre os critérios utilizados para a seleção dos projetos estão o conteúdo e coerência da proposta, viabilidade de execução e alinhamento com as políticas públicas da LPG. É imprescindível a leitura completa dos Editais, pelos interessados em enviar propostas.

Dúvidas podem ser sanadas a partir do e-mail: jacobinadiretoriadecultura@gmail.com ou de forma presencial na Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC),  até o dia 14 de novembro, no endereço Rua José Prado Alves, S/N, Bairro Félix Tomaz.


Ascom PMJ

Receba notícias do Jacobina Notícias pelo nosso Instagram e fique por dentro de tudo! Também basta acessar o canal no Whatsapp e no Google Notícias.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem