Empreendedores atendidos pelo Sebrae em Jacobina, Centro-Norte do estado, participaram de rodadas de negócios durante a 13ª Feira Baiana de Negócios da Chapada Norte (Feban) que aconteceu, de 19 a 21 de outubro, no Centro de Convenções da Faculdade Ages Jacobina. Em uma área estratégica e organizada, a ação permitiu conexões e aproximações entre vendedores e compradores.
Parte integrante do projeto Comércio Brasil, do Sebrae Bahia, o Empório Sebrae e a rodada de negócios possibilitaram a abertura de canais de negociação e comunicação, o que torna os empreendimentos sustentáveis. Das 13 empresas que estiveram no showroom do Sebrae, 10 delas participaram das rodadas com fechamento de negócios e contatos para futuras vendas.
O coordenador de Mercado do Sebrae Bahia, Leonardo Teles, falou do Empório Sebrae e das rodadas de negócios. “Estas ações são voltadas, não apenas à venda dos produtos expostos naquele momento, mas a longo prazo, constante e na abertura de canais de vendas. E para darmos sequência a atividade, a gente trabalha dentro da empresa para que ela entenda que para abrir canais é preciso ter estrutura para um fornecimento contínuo”, pontua Teles.
De acordo com Sérgio Rocha, empresário do Rancho Catarinense Restaurante a Kilo, o Comércio Brasil fomenta a reunião de empresas para prospectar e multiplicar negócios e fortalecer a economia da região. “Com as rodadas de negócios podemos apresentar os nossos produtos a empresários que tenham interesse em adquiri-los. Essa iniciativa do Sebrae é muito importante para alavancar os negócios participantes”, ressalta o empresário, que participa do projeto Comércio Brasil desde 2022.
Para Junior Bispo, proprietário da Zafir Cosméticos – empresa genuinamente jacobinense -, o Sebrae abriu novas oportunidades. “Por meio do Sebrae, conheci os cursos de exportação e estamos trabalhando para levar os nossos produtos a romper barreiras e fronteira levando para toda a América Latina e, possivelmente, África do Sul. Graças às soluções Sebrae, hoje me sinto preparado para participar de negociações dentro e fora do Brasil”, garante Junior.
Já Ícaro Alexandre, da empresa Beni Saudável, citou a experiência com o Comércio Brasil: “Posso dizer que foi um divisor de águas, tendo em vista a chancela que o Sebrae tem quando nos indica a uma empresa. Diante da meta do Comércio Brasil posso dizer que teremos que dobrar a nossa capacidade produtiva para atender a demanda proveniente das rodadas de negócios”, destaca o empresário.
Antes da feira, o Sebrae mapeou o mercado regional e identificou possíveis compradores – supermercados, distribuidores, atacadistas -, que foram convidados para as rodadas de negócios. As empresas com interesse em fornecer os seus produtos participaram de capacitações com análise dos produtos, maturidade da empresa, processos internos, plano estratégico de vendas e de fornecimento, tabela de preço e negociações para atacadistas e varejistas.
Expuseram no Empório Sebrae as empresas Beni Saudável, Cacto Panificadora e Lanchonete, Coopag, Cacau Premium, Criativa Mesa Posta, Harmonize, Menina Flor Floricultura, Mr. Coffees, Rancho Catarinense Restaurante a Quilo, Sabor da Granola, Tutti Dely, Zafir Cosméticos, e Center Mármores e Granitos, dos municípios de Juazeiro, Senhor do Bonfim, Capim Grosso, Jacobina, Várzea Nova, Barra do Rocha e Bonito.
O Sebrae realizou também Rodadas de Negócios e desfiles de moda que apresentaram peças de vestuário, calçados e acessórios que estão em alta nesta estação e as tendências para o Verão 2023/2024. Participaram da ação lojas com estandes na Feban.
Sobre a Feban
Com estrutura adequada para aliar negócios do primeiro, segundo e terceiro setores à educação e à tecnologia – com estandes, passarela, camarins, áreas gastronômicas e apresentação cultural –, a Feban objetiva evidenciar a força da economia do Centro-Norte baiano. Realizada pela Associação Comercial e Industrial de Jacobina (Acija), com o apoio do Sebrae e da Prefeitura de Jacobina (PMJ), a feira teve o patrocínio da Ages, JMC/Pan American Silver, Faeb/Senar, Banco do Nordeste e Governo Federal.
Por Tamara Leal / Foto: Divulgação
Postar um comentário