As ruas do centro de Salvador e de 44 municípios do interior do Estado foram preenchidas com diferentes cores dos uniformes dos estudantes das fanfarras escolares da rede estadual de ensino, que abrilhantaram o Desfile Cívico de 7 de Setembro.
Os integrantes deram um show de talento ao executar coreografias e tocar instrumentos musicais de sopro e percussão. A data comemorativa relembra a declaração de independência do Brasil de Portugal, realizada nessa data em 1822.
Na capital baiana, o tradicional desfile cívico, que é iniciado no Corredor da Vitória e finalizado na Praça Castro Alves, teve o envolvimento de, aproximadamente, 600 estudantes de dez fanfarras. Já no interior, 74 escolas estaduais participaram das festividades cívicas, em municípios como Entre Rios, Retirolândia e Conceição de Coité.
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) vem desenvolvendo, na rede estadual de ensino, ações do Projeto Fanfarras Escolares para estimular a participação dos estudantes em eventos cívicos, com o objetivo de celebrar os acontecimentos históricos e culturais. Para a estudante Jaiane Santos, 16, 2º ano, que é baliza na fanfarra do Colégio Estadual Dinah Gonçalves, desfilar pelas ruas da cidade é um momento especial.
É uma celebração social e cultural muito importante e as fanfarras são um marco histórico. É um orgulho contribuir com a banda, o colégio e a comunidade. Gosto muito de desfilar, pois eu me sinto bem e feliz.
Já o estudante Gabriel Farias, 15, 9º ano, da fanfarra do Colégio Estadual Desembargador Pedro Ribeiro, falou da emoção de participar pela primeira vez tocando o bombo. “Desfilar e tocar com o público, nos vendo nas ruas, é uma sensação gratificante e só quem participa sabe a felicidade que é. A fanfarra mudou a minha vida, pois aprendi a tocar o instrumento na escola e o meu rendimento escolar melhorou muito”.
Este ano, em Salvador, participaram as bandas e fanfarras das seguintes unidades escolares: Colégio Estadual Ana Bernardes; Colégio Estadual Azevedo Fernandes; Colégio Estadual Alfredo Agostinho de Deus; Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Pedro Paulo Marques e Marques; Colégio Estadual Desembargador Pedro Ribeiro; Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Classe II; Colégio Estadual Polivalente San Diego; Colégio Estadual Duque de Caxias; Colégio Estadual Dinah Gonçalves e Colégio Estadual Luís Viana.
As festividades pela celebração da Independência do Brasil tiveram início em 25 de junho, em Cachoeira, no dia 2 de julho, em Salvador, finalizando as comemorações com o desfile cívico-militar no dia 7 de setembro, tanto na capital, como em toda a Bahia.
Postar um comentário