Na última quarta-feira (9/8), na sede da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), a secretária Yiolanda Fagundes e equipe, receberam a secretária da Assistência Social de Senhor do Bonfim, Taciana Granja, a coordenadora do Centro de Referência à Mulher de Senhor do Bonfim, Luciana Batista, e o vereador Joaquim Inácio de Sousa, o Netinho do Táxi, além dos convidados que vieram conhecer de perto a Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal (GCM) de Jacobina. 

A comitiva teve como objetivo conhecer a atividade que é referência para a implantação em Senhor do Bonfim.

Também estiveram presentes no encontro o comandante Dias da GCM, o inspetor Almir Lima, a Gfem Márcia Trindade, coordenadora da Patrulha Maria da Penha, dentre outros membros da GCM e da gestão municipal.

A Patrulha Maria da Penha, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Jacobina e a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo do Estado (SPM-BA), foi criada em 23/09/2021, através da Lei n° 1.878, em consonância com as disposições da Lei Federal nº 11.340, de 07 de agosto de 2006. Jacobina está entre os três primeiros municípios da Bahia a terem criado esse instrumento de proteção às mulheres, capacitado pela SPM-BA.

A Patrulha Maria da Penha é um destacamento específico da Guarda Civil, que atua na prestação de serviço que tem como objetivo oferecer acompanhamento preventivo periódico e garantir maior proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar baseadas na Lei Maria da Penha, e trabalha em conjunto à rede de enfrentamento à violência contra as mulheres, Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), a Ronda Maria da Penha e a Polícia Militar.

Diferente da Ronda Maria da Penha, que é de atribuição da Polícia Militar (PM), quem tem visitas periódicas às residências para verificar o cumprimento das medidas protetivas, a Patrulha Maria da Penha passou a ser responsabilidade da GCM e presta o atendimento imediato a qualquer mulher que esteja passando por violência doméstica.

A secretária Yiolanda parabenizou o trabalho realizado e enalteceu o papel da Patrulha Maria da Penha no apoio às mulheres vítimas de violência, recomendando a implantação em todos os municípios brasileiros. “Com a Patrulha Maria da Penha, a mulher não está sozinha, ela sente que qualquer momento pode acionar a equipe para protege-la", disse.

A coordenadora Márcia destacou também que, nestes dois anos de funcionamento, não houve o registro de feminicídios entre as mulheres atendidas pela Patrulha Maria da Penha de Jacobina. “E para nós é enriquecedor, pedagógico e empoderador estar nessa função, podendo dar apoio a tantas mulheres”, comentou.

Para relatar ou denunciar casos de violência contra a mulher, os cidadãos podem acionar a GCM e a Patrulha Maria da Penha pelo número 153, pelo telefone fixo (74) 3622-2497, WhatsApp (74) 3621-5844, além da Central de Atendimento à Mulher, pelo número 180.

Ascom / PMJ


Receba notícias do Jacobina Notícias pelo nosso Instagram e fique por dentro de tudo! Também basta acessar o canal no Whatsapp e no Google Notícias.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem