Vivenciar um outro lado da História do Brasil, viajando além-mar e descobrindo in loco as similaridades e diferenças entre as culturas de Brasil e Portugal durante 10 dias. Essa experiência será vivida por 14 estudantes e um professor de escolas públicas municipais de Jacobina, no centro-norte da Bahia, que participam do projeto “Era Uma Vez… Brasil”.
Os nomes dos intercambistas que embarcarão em novembro foi conhecido na noite de ontem, quinta-feira (4/8), durante evento realizado no Colégio Municipal Gilberto Dias de Miranda (Comuja). O evento marcou também o lançamento do livro de histórias em quadrinhos e de quatro filmes curtas-metragens, todos produzidos pelos alunos durante as etapas do projeto.
O “Era Uma Vez…Brasil” reconta a história do país, trabalhando em sala de aula narrativas não mostradas pelos livros didáticos tradicionais e exaltando a importância dos povos originários na construção histórica do país. Voltado para estudantes e professores de História do oitavo ano da rede pública de ensino, o “Era Uma Vez…Brasil” chega à sua sétima edição em 2023 trabalhando o recorte temático “Mais do que o Ipiranga: as independências de outros Brasis”.
Desde março, a iniciativa desenvolve uma jornada de conhecimento com atividades de arte-educação que acompanham todo o ano letivo das escolas municipais, impactando alunos e professores. De lá pra cá, já foram realizadas duas etapas: a “Fatos Históricos” e o “Campus de Arte-educação”. Em Jacobina, o projeto contou com 455 estudantes inscritos, mobilizando 14 professores e 11 escolas.
O “Era Uma Vez…Brasil” conta com apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, por meio do Ministério da Cultura.
Viajantes
Entre os intercambistas jacobinenses anunciados estão a professora Sabrina de Souza Lima (Colégio Municipal Núbia Maria Mangabeira Guerra), e os estudantes Caio Vinicius da Silva Souza (CM Crescenciano Fernandes Pires); Dominique Santos de Almeida (CM Esther Tupinambá de Morais); Rihanna de Oliveira Santos, Yago Mauricio dos Santos Santana, Carlos Henrique Matos da Silva e Lucas Nascimento dos Santos (CM Núbia Maria Mangabeira Guerra); Hesdras Harim Meneses Belas, Michelle Tinel de Sousza Santana, Sophia Lopes, Amanda dos Santos Nascimento (CM Gilberto Dias de Miranda); Raul Oliveira Santos, Raí Oliveira Santos (CM Elvira Costa Dias Pires); Jonathan Lima Silva, Camilla Oliveira Sousa (CM Dr. Marcos Jacobina).
Além do anúncio, o evento foi marcado também pelo lançamento do livro de histórias em quadrinhos (HQs) “Mais do que o Ipiranga: as independências de outros Brasis”, que reúne 100 histórias escritas e ilustradas pelos participantes durante a primeira etapa do projeto, e de quatro filmes curtas-metragens produzidos pelos estudantes que avançaram para a segunda etapa, o Campus de Arte-Educação, realizado em junho deste ano. Os filmes foram desenvolvidos em equipe pelos jovens - do roteiro à filmagem -, contando com auxílio de uma equipe especializada apenas para a edição.
Intercâmbio
Serão dez dias em Portugal vivenciando e trocando experiências culturais. A viagem acontecerá no mês de novembro de 2023 e contará com visitas a pontos históricos e os estudantes visitarão escolas e universidades de Lisboa e regiões próximas, onde terão a oportunidade de trocar informações diretamente com estudantes e professores portugueses falando, inclusive, sobre os aspectos culturais regionais do Brasil. Os estudantes brasileiros irão ainda apresentar os produtos produzidos por eles durante as etapas do projeto: 20 curtas-metragens e o livro de HQs.
Em 2023, o projeto cresceu e chegou também ao Ceará. Com isso, passou a mobilizar, simultaneamente, as redes de ensino de quatro estados e 11 cidades brasileiras. Além de Jacobina, o “Era Uma Vez… Brasil” acontece em Salvador e Mata de São João, na Bahia; Lençóis Paulista, Macatuba, Ribeirão Preto e Serrana, em São Paulo; Recife e Belo Jardim, em Pernambuco; e Santa Quitéria e Itatira, no Ceará. Na Bahia, a iniciativa alcançou a marca de 1.341 alunos inscritos e mobilizou 88 professores de História de 73 escolas. Ao todo, foram mais de 4,4 mil estudantes inscritos em todo o país.
Postar um comentário