Uma área com cerca de 15 hectares, que correspondem a 15 campos de futebol com medidas oficiais, foi atingida por um incêndio de grandes proporções em Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano. O fogo começou no fim da manhã de terça-feira (29/8) e nesta quarta (30/8), equipes seguem monitorando o local.
A fazenda fica às margens da BR-020. De acordo com o comandante de Operações Florestais da região oeste, major Grimaldi Junior, 12 bombeiros foram deslocados para atuar no combate às chamas, que afetaram mais de 150 mil metros quadrados no terreno onde havia capim.
Conforme ele, apesar de o fogo ter sido controlado na tarde de terça, é necessário seguir concluir o rescaldo da área, que ainda está aquecida, a fim de evitar que as chamas surjam novamente a partir do calor.
Ninguém ficou ferido e ainda não se sabe o que provocou o fogo. Uma perícia vai determinar as causas do incêndio, no entanto, a combinação entre ventos fortes e tempo seco, comuns nesta época do ano, contribuiu para a rápida propagação das chamas.
A região oeste enfrenta o período de seca até o mês de outubro, e as temperaturas podem chegar aos 40°C, além de aumentar os riscos de incêndios florestais. Em Luís Eduardo Magalhães e Barreiras, município vizinho, já foram registrados 84 incêndios florestais em agosto deste ano. Em todo o ano de 2023, já foram 307 casos nas duas cidades, segundo o Corpo de Bombeiros.
Para evitar esse tipo de problema, o Corpo de Bombeiros Militares da Bahia lançou, há uma semana, a Operação Florestal Bahia 2023, que envolve ações de prevenção e combate às queimadas. O esquema mobiliza cerca de 150 bombeiros militares, além de brigadistas voluntários, uma frota com viaturas e equipamentos especiais para este tripo de trabalho.
“Nosso objetivo é estar preparado para qualquer incêndio florestal no estado da Bahia. Foram montadas quatro bases, nas cidades de Juazeiro, Barreiras, Lençóis e Vitória da Conquista. Essas bases estão equipadas com viaturas e profissionais capacitados para enfrentar qualquer ocorrência”, destacou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros na Bahia, coronel Adson Marchesini.
Fonte: g1
Postar um comentário