Nesta quarta-feira (30/8), durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Jacobina, estiveram presentes o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Felipe Santos e o diretor de Turismo, Túlio Simões, representando a Prefeitura de Jacobina, para dialogarem com os vereadores e vereadoras sobre o Plano Municipal de Turismo (PMT), que foi protocolado no Legislativa no dia 22 agosto. O secretário e diretor explanaram aos edis sobre a importância da aprovação do PL que trata do PMT.
A expectativa é que o PMT seja pautado o mais breve possível, cabendo ao Legislativo dar andamento aos procedimentos necessários, com uma nova fase de debates no âmbito do Legislativo Municipal e, em seguida, a realização das sessões necessárias para votação em plenário.
Foram apresentadas mais de 30 propostas de ações, além de diversas ações estratégicas, com objetivo de fomentar o turismo no município, estando adequado à realidade do mesmo, que irão impactar positivamente a comunidade, fazendo com que seja sentida a importância de bem receber o (a) turista. Essas propostas serão aplicadas em vários atrativos turísticos, na sede e nos distritos, o que faz aumentar as ações estratégicas para cada localidade.
“O Plano Municipal, com cerca de 400 páginas, fruto das consultas populares, empresariais e a sociedade civil organizada, representa um grande avanço para o turismo municipal, com reflexos importantes no regional. Jacobina tem um enorme potencial turístico, mas nos falta ainda um documento para nortear os recursos e as ações das gestões pública e privada. Tenho certeza que, após a aprovação desse PL, Jacobina irá desenvolver uma rede turística mais organizada e com a eficiência desejada”, destacou o secretário de Planejamento, Felipe Santos.
Segundo o Plano, a Política Municipal de Turismo tem vários objetivos, dentre eles democratizar o acesso da população local e dos visitantes aos pontos turísticos de Jacobina, envolvendo, para isso, a sociedade civil, o poder público e a iniciativa privada. Ademais, busca-se o desenvolvimento social e econômico do Município, uma vez que o incentivo ao turismo pretende criar “produtos turísticos”, estimulando, inclusive, novos empreendimentos.
“Quando chegamos na atual gestão, não encontramos nenhum documento relacionado ao turismo municipal. A partir daí a equipe da Secretaria de Planejamento e Diretoria de Turismo envidou todos os esforços para pautar a gestão municipal em turismo, buscando parcerias, a exemplo do Sebrae, o que nos permitiu, recentemente, entregarmos nessa Casa Legislativa, o Plano Municipal de Turismo (PMT), que, virando Lei, possibilitará a Jacobina adentrar em definitivo na rota do turismo baiano, brasileiro e até internacional”, complementou o diretor Tulio Simões.
“Jacobina, que já é conhecida por suas belezas naturais, mineração, povo hospitaleiro, comércio pujante, será também conhecida pelo turismo, de modo a prestigiar e divulgar suas atrações turísticas, atraindo investimentos, fazendo com que cresça muito mais e ofereça melhores condições de vida para seu povo”, comentou o prefeito Tiago Dias.
Ascom / PMJ
Postar um comentário