Na sua décima edição, o Encontro de Cheganças, Marujadas e Lutas entre Mouros e Cristãos este ano será realizado nos próximos dias 4 e 5 de agosto na cidade de Saubara. Acontecendo desde 2013, o evento é a principal atividade desenvolvida pelos grupos que, em 11 de fevereiro de 2019, foram registrados no livro de Registro Especial de Expressões Lúdicas e Artística sendo assim reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Bahia.
E Jacobina não poderia ficar de fora. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Educação e Cultura e Diretoria de Cultura, representando o município, estarão apoiando e acompanhando a Marujada de Jacobina, que participará do Encontro em Saubara, no Recôncavo baiano.
O Encontro de Cheganças da Bahia é um dos mais importantes espaços para o fortalecimento da cultura popular na Bahia. “São mais de duas dezenas de grupos espalhados em todo Estado. Com esse movimento, procura-se incentivar a permanência da tradição das Cheganças na Bahia”, esclarece Márcio Gomes, diretor de Cultura da PMJ.
Alerta, alerta quem dorme!
Saia moça na janela
Oi venha ver a triste vida
Que o pobre marujo leva!
Há mais de duzentos anos, os marujos de Jacobina entoam esses versos nas “matinas” das festas de São Benedito e Santo Antônio, e outras festas tradicionais da cultura jacobinense, despertando a população.
O tilintar das castanholas e a melodiosa viola, somados aos pandeiros, conferem uma sonoridade peculiar à encenação da Marujada de Jacobina. São homens que se caracterizam como marinheiros de diversas patentes e narram suas aventuras de sobrevivência nas travessias marítimas. Louvam São Benedito a quem está relacionada toda a sua simbologia de origem, pois era o Santo devotado pelos negros às escondidas dos coronéis da mineração. A segunda-feira após o domingo de pentecostes, dia dedicado a esse Santo, é a principal data da sua apresentação.
Este ano, no 10º Encontro, estarão presente os grupos:
- Chegança feminina de Arembepe – Camaçari
- Chegança de Mouros de Arembepe – Camaçari
- Chegança Fragata Brasileira de Camassandi – Jaguaripe
- Chegança de Mouros de Taperoá
- Marujada de Jacobina
- Lutas entre Mouros e Cristãos de Prado
- Marujada Quilombola do Remanso – Lençóis
- Marujada do Divino Espirito Santo de Andaraí
- Marujada Quilombola de Mangal do Barro Vermelho – Sítio do Mato
- Chegança de Mouros Fragata Barca Nova de Saubara
- Chegança Mouro Barca Nova Feminina de Saubara
- Chegança dos Marujos Fragata Brasileira de Saubara
- Marujada Barca em Rios de Lençóis
- Chegança Bom Jesus dos Navegantes – Pão de Açúcar -Alagoas
O Encontro terá também a participação da Guarda de Moçambique Reino do Rosário da cidade de Timóteo no estado de Minas Gerais. O público presente poderá vivenciar uma experiência única ao ouvirem os cantos e ritmos dos tambores de uma genuína manifestação da cultura popular mineira. Vivenciar esse encontro é sobretudo celebrar essas memórias, é um instrumento de salvaguarda dessas manifestações, é a afirmação da importância de se preservar as expressões lúdicas que transcrevem a história baiana.
Programação:
Dia 04 de agosto de 2023
- As 10h apresentação do Grupo Chegança dos Marujos Fragata Brasileira na Igreja de São Domingos de Gusmão.
Dia 05 de agosto de 2023
- Às 9h reunião entre as lideranças das Cheganças e representantes do Estado. Mesa – A Patrimonialização nacional.
Local: Casa da Cultura
- Às 15h desfile dos grupos Saindo da rua da Rocinha
- Às 17h apresentação dos grupos no Espaço de Evento.
- Às 19h encerramento.
Ascom / PMJ
Postar um comentário