A empresária Verônica Oliveira comemora um feito inédito ao garantir a entrada de sua marca, a “Tapioca da Baiana” em sete lojas da Stop & Shop, uma das maiores redes de supermercados dos Estados Unidos. O produto começou a ser comercializado em unidades do estado de Massachusetts, que estão vendendo, pela primeira vez, mercadoria fornecida por uma empreendedora brasileira.
Neste sábado (15/7), foi celebrado o Dia da Tapioca, herança dos povos indígenas, à base de mandioca. Sem glúten e sem conservantes, o prato fica pronto em apenas dois minutos, portanto, é saudável e prático. É possível adicionar outros ingredientes, como frango e queijo, para dar mais sabor ao preparo.
Comumente encontrada na mesa dos brasileiros, sobretudo dos nordestinos, a tapioca está conquistando mais adeptos na América do Norte com apoio do trabalho de Verônica, que saiu de Belo Campo, no sudoeste baiano, para os EUA. Ela deu início à própria empresa com US$ 30 e hoje fatura US$ 1,5 milhão por ano.
Agora, Verônica se prepara para ver as cifras aumentarem. Após mais de um ano de negociações, a “Tapioca da Baiana” passou a ser vendida em lojas da Stop & Shop nas cidades de Framingham, Milford, Hudson, Revere, Malden, Hyannis e South Yarmouth, como parte de um projeto piloto que objetiva ampliar as distribuição para outras unidades.
Eu sempre sonhei e falei que entraria no mercado americano. Mesmo sonhando muito com isso, quando soube da notícia, foi um impacto muito grande.
“Gratidão por todos os meus clientes, amigos e minha família. Essa vitória é da nossa comunidade e das mulheres que empreendem e chegam nessa nação para fazer a diferença”, comemorou, mas lembrando que ainda terá muito trabalho pela frente, para ampliar a clientela.
Antes de chegar nas prateleiras da rede supermercadista, a "Tapioca da Baiana" era vendida, principalmente, no restaurante de Verônica, o BR Takeout, que fica na cidade de Framingham, em Massachusetts, e tem como foco as gastronomias mineira e nordestina.
“No restaurante de comida brasileira, eu vendo tapioca e eu distribuo a massa, com entregas no país inteiro”, detalhou.
Na Bahia, ela trabalhou como vendedora em lojas de roupas e cosméticos, além de ter atuado como técnica de enfermagem em um hospital na região sudoeste. Hoje, Verônica dirige duas empresas (o restaurante e a fábrica de massa de tapioca), que geram renda para quase 70 pessoas, e oferece mentoria para mulheres que desejam empreender e começar do zero, assim como ela.
De Belo Campo para os EUA
Verônica Oliveira, de 41 anos, ficou milionária após deixar o Brasil para vender tapioca nos EUA. A empresária se mudou em 2009, sozinha, sem falar inglês e sem condições financeiras para se manter no país americano durante um tempo prolongado.
Apesar das dificuldades, ela via nesse caminho uma forma de melhorar de vida. Nos EUA, trabalhou como faxineira em casas, escolas e escritórios. Após quatro anos, a baiana teve a ideia de vender tapiocas.
Quando eu cheguei aqui, senti muita falta porque não tinha tapioca, não tinham as coisas do Nordeste. Inicialmente, eu comecei a produzir para mim, para as pessoas mais próximas, só que um foi falando para o outro e aí as pessoas começaram a me procurar muito.
Apesar da apreciação dos amigos, Verônica encontrava um obstáculo: falta de condições financeiras para investir. Para dar o primeiro passo rumo ao empreendedorismo, ela decidiu investir em ingredientes para uma quantidade pequena, de acordo com a demanda, e anunciar o serviço nas redes sociais.
A estratégia deu certo e hoje ela não só tem ampliado os negócios, como também tenta ajudar os conterrâneos com um trabalho voluntário, voltado para famílias carentes que vivem em Belo Campo. "O mais importante é você ter a oportunidade de mudar as vidas de outras pessoas, de ajudar as pessoas. A minha mãe nunca mais precisou passar dificuldades, precisou ficar sem comida. Ninguém que me procurou da região, nunca mais".
Fonte: g1
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