Consumidores do Uruguai e de outros países estão cruzando a fronteira com a Argentina para comprar comida e combustível mais baratos no país vizinho, que há tempos é atingido por uma séria crise econômica.

A Argentina luta contra uma inflação de mais de 100% e enfrenta a desvalorização do peso argentino, que perdeu cerca de 25% do valor em relação ao dólar neste ano. Enquanto isso, o peso uruguaio se fortaleceu amplamente frente à moeda americana.

“Lá no Uruguai o combustível custa 70 pesos (US$ 1,58) por litro e aqui na Argentina pagamos 20 pesos (US$ 0,53), então é muito melhor para nós”, disse um uruguaio que viajou menos de 45 km até a cidade argentina de Gualeguaychu.

A "migração" também tem gerado uma crise nos comércios locais de cidades nas regiões de fronteira que os argentinos compartilham com a Bolívia, Chile e Uruguai. Isso porque os estabelecimentos são incapazes de competir com os preços argentinos, muitas vezes apenas a uma curta distância.

Fonte: CNN

Receba notícias do Jacobina Notícias pelo nosso Instagram e fique por dentro de tudo! Também basta acessar o canal no Whatsapp e no Google Notícias.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem