Esta quinta-feira (25) será de pancadas de chuvas em Salvador durante todo o dia. A capital baiana está na zona de perigo potencial registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A Defesa Civil (Codesal) emitiu um alerta para o risco de alagamentos e deslizamentos de terra.
Mesmo com a chuva caindo em momentos isolados, o solo já está encharcado por causa dos volumes caídos nos últimos dias, o que favorece o deslize de encostas e desabamentos de imóveis. A previsão do Inmet é de que a chuva atinja acumulados de até 50 mm.
Algumas vias de Salvador já apresentam pontos de alagamento, a exemplo das avenidas Luís Viana Filho, mais conhecida como Paralela e 29 de Março. A Codesal está de plantão para emergências, e as solicitações de atendimento são gratuitas pelo 199.
Segundo o órgão, um sistema de baixa pressão, chamado de cavado, passou a intensificar as chuvas em Salvador desde a terça-feira (23). O fenômeno intensifica ventos úmidos do oceano Atlântico e favorece as chuvas volumosas.
A Defesa CIvil registrou maior acumulado de chuva nos bairros do Rio Sena (22,9 mm), Pau da Lima (22,2 mm), Centro (21,6 mm), Engenho Velho de Brotas (21,2 mm) e Federação (18,2 mm).
Recomendações da Defesa Civil:
- No trânsito, evite trafegar em pistas inundadas e alagadas;
- Pare o carro se a chuva estiver muito forte;
- Não tente atravessar enxurradas;
- Não se aproxime de cabos elétricos molhados ou arrebentados;
- Não permaneça em áreas abertas;
- Não fique no alto de morros ou no topo de prédios;
- Nunca se abrigue debaixo de árvores isoladas;
- Evite lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios;
- Evite estacionar próximo a árvores ou linhas de energia elétrica.
Fonte: g1
Postar um comentário