Com três estudos aprovados no 67° Congresso Brasileiro de Cerâmica (CBC), que ocorre de 12 a 15 de junho deste ano em Florianópolis (SC), o Campus Jacobina do IFBA estará representado mais uma vez no evento, que é considerado referência da área.

Os trabalhos foram desenvolvidos em parceria com pesquisadores do IFRN, de outros campi do IFBA e da UFS, esta última representada pelo egresso Jander Lopes, que atualmente cursa engenharia de materiais:

  • Estudo da Incorporação do Resíduo da Exploração de Granito da Região de Parelhas-RN em Blocos Cerâmicos; 
  • Análise da Incorporação de Pó de Vidro de Garrafas em Massa Cerâmica para Redução da Porosidade Aparente;
  • Produção de briquetes com resíduos de rocha ornamental, do qual participaram, além do professor do Campus Jacobina Jonei Costa, engenheiro de minas com título de mestrado, as estudantes do curso técnico integrado ao médio de mineração Thalya Paiva e Raissa Pinto.

"Nosso projeto tem caráter inovador, pois ainda não havia sido realizado estudos dessa natureza com tais resíduos de mineração. A produção dos briquetes, ou seja, transformar um pó muito fino em objeto sólido, permite a aplicação desses resíduos em diversos processos industriais, como a produção de cimento, óxido de cálcio e demais processos siderúrgicos que usam carbonatos. Outro ganho dessa tecnologia é a possibilidade de reduzir o passivo ambiental, pois é mais simples armazenar objetos sólidos do que o pó muito fino; este pode ser carregado pelo vento e pela água da chuva, sendo depositado em rios, lagos e sobre a vegetação, bem como respirado por seres vivos, promovendo doenças pulmonares", explica o docente. 

Para a jovem Thalya, que está no 3º ano da formação, a experiência tem sido enriquecedora. "Estudar no IFBA e ter a oportunidade de participar de projetos como esse contribui para o meu desenvolvimento acadêmico, proporcionando uma bagagem diversificada, além da possibilidade de resolução de problemáticas sociais", comenta.

Saiba Mais

A aprovação é mais uma conquista do grupo de pesquisa Automação, Eficiência Energética e Produção do IFBA, do qual o professor Jonei faz parte.  Ao longo dos anos, a equipe tem realizado estudos no âmbito do aproveitamento de resíduos da indústria mineradora.

Em 2019, a professora Talita Gentil, que também integra o grupo, esteve na Espanha, representando, pela 2ª vez e em caráter exclusivo, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Qualicer, evento internacional de referência no âmbito da qualidade de produtos cerâmicos. Na ocasião, foram compartilhados os frutos dos trabalhos desenvolvidos pelo Campus Jacobina visando à produção de massa cerâmica para a fabricação de blocos, placas de revestimento e telhas. 

Em 2020, os dados obtidos pelo projeto em questão foram organizados no formato de artigo científico, com aceite para publicação e apresentação n  72ª Reunião Anual da SBPC.

Em parceria com pesquisadores do IFRN, compomos capítulos de um dos quatro e-books do 19° Congresso Nacional do Meio Ambiente, edição 2022, referente ao eixo Tecnologia Ambiental. A incorporação de resíduos à massa cerâmica tradicional foi o foco das pesquisas, que trabalharam com casca de ovo, vidro, papel e resíduo mineral da exploração do ouro. Entre os produtos desenvolvidos, estão peças decorativas utilizando a técnica de paper clay e blocos. 

Ainda no ano passado, membros do referido grupo de pesquisa tiveram capítulo publicado no livro digital Open Science Research III. O trabalho analisou a viabilidade técnica do aproveitamento de resíduos de granito como matéria-prima para a produção de revestimentos cerâmicos. 

Em 2022 a equipe ainda lançou dois e-books acerca do assunto através da Editora Quipá. As publicações reúnem uma série de artigos, frutos de pesquisas desenvolvidas em âmbito institucional, e contam com a participação de estudantes, bem como de profissionais convidados de outros campi, institutos e universidades. 

Por Verusa Pinho de Sá / IFBA Jacobina

Receba notícias do Jacobina Notícias pelo nosso Instagram e fique por dentro de tudo! Também basta acessar o canal no Whatsapp e no Google Notícias.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem