O nanossatélite VCUB1 foi lançado na madrugada deste sábado, 15, a partir da Base de Lançamento de Vanderberg, na Califórnia, Estados Unidos. Desenvolvido pela Visiona Tecnologia Espacial, parceria entre a Embraer e a Telebras, este é o primeiro satélite de Observação da Terra e Coleta de Dados projetado pela indústria nacional a ser colocado em órbita.
Com o lançamento, a Visiona poderá testar o software que integra o computador de bordo, o cérebro do satélite, incluindo o sistema de controle de órbita e atitude, e o sistema de gestão de dados de bordo, que permite o controle de todos os componentes do satélite. Também será testado o sistema de comunicação do satélite.
Segundo João Paulo Campos, presidente da Visiona, o lançamento é histórico para a indústria aeroespacial brasileira e coloca o país em um seleto grupo de nações que dominam todo o processo de desenvolvimento de satélites e nos capacita para voos ainda maiores.
Após o lançamento, o VCUB1 deverá ser levado à sua órbita final pelo veículo de transferência orbital ION, da D-Orbit, e passará por um período de estabilização. A missão também permitirá a qualificação no espaço da câmera OPTO 3UCAM, a primeira câmera reflexiva projetada e produzida no Brasil.
Segundo a Embraer, o equipamento deve demonstrar a capacidade da indústria brasileira de realizar missões espaciais avançadas. A missão tem o objetivo de implementar os serviços finais e garantir a segurança das comunicações e do controle do equipamento, fundamental para a soberania no espaço.
Fonte: A Tarde
Postar um comentário