A Coreia do Norte disse ter testado um drone subaquático carregando uma ogiva nuclear com potencial para criar um “tsunami radioativo”.

Segundo a agência estatal de notícias coreana (KCNA), o drone ‘Haeil’ foi testado de 21 a 23 de março nas águas da costa leste do país por mais de 59 horas, antes de sua ogiva de teste ser detonada na tarde desta quinta-feira (23).

“A missão desta arma estratégica nuclear é se infiltrar em águas operacionais e fazer um tsunami radioativo em superescala por meio de explosão subaquática para destruir grupos de atacantes navais e os principais portos operacionais do inimigo”, disse o relatório da KCNA.

O documento também revelou que a arma está em desenvolvimento desde 2012 e passou por mais de 50 testes nos últimos dois anos.

O teste desta semana “verificou sua confiabilidade e segurança e confirmou totalmente sua capacidade de ataque letal”, acrescentou o relatório da KCNA, explicando que o drone pode ser implantado de qualquer porto ou rebocado por um navio de superfície para iniciar suas operações.

No entanto, analistas lançaram dúvidas sobre as afirmações da Coreia do Norte.

Por CNN Brasil

Receba notícias do Jacobina Notícias pelo nosso Instagram e fique por dentro de tudo! Também basta acessar o canal no Whatsapp e no Google Notícias.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem