Um tremor de terra de magnitude 2.7 na escala Richter, registrado às 14h33 desta segunda-feira (16/1), deixou vários moradores de Jacobina assustados. Este é um dos mais fortes abalos registrados pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no município.
O tremor foi sentido e ouvido por moradores em pelo menos três bairros: Grotinha, Jacobina I e Mundo Novo. Vários moradores entraram em contato com o Jacobina Notícias para relatar o medo que sentiram no momento em que o chão tremeu. Os relatos mais assustadores vieram de moradores do bairro da Grotinha, onde uma jovem contou que a casa toda sacudiu e até objetos chegaram a cair.
"Sim....foi verdade, assustador! Estava sentada e, de repente, senti como se uma bomba tivesse estourado e a casa que é de andar tremeu. Estava eu, minha irmã, irmão, esposo e filhos, todos descemos correndo e alguns moradores estavam na rua tentando entender o que aconteceu. Uns sentiram mais forte, outros mais fraco. Fiquei com medo de subir e acontecer de novo.... esperei um pouco e subi [ao 1º andar], ficamos todos muito assustados. Aquelas antenas pequenas chegaram a cair de cima da TV. Foi assustador", descreveu a jovem Luana Santos ao Jacobina Notícias.
"Eles que descubram o quanto antes o porque desses tremores. Deviam já planejar uma rota de fuga. Deixar em alerta para todos estarem prontos caso algo aconteça", alertou.
Silêncio das autoridades
Embora os tremores sejam constantes e os registros divulgados há cerca de dois anos, até o momento desta publicação, nenhuma autoridade ou técnico se posicionou para apontar possíveis causas dos abalos. O último tremor registrado em Jacobina aconteceu na sexta-feira (13/1), às 23h40, de magnitude 1.7 e não há relatos de que moradores tenham sentido (matéria aqui).
Por Robson Guedes / Jacobina Notícias
Postar um comentário