Um sonho dos moradores dos bairros Peru, Lagoinha, Jacobina III, Jacobina IV, Novo Amanhecer, Lagoa Dourada e Cidade do Ouro, além de várias comunidades rurais de Jacobina cujas populações têm como meio de acesso a Avenida Luis Alberto Dourado de Carvalho, era a requalificação da via.
A degradação da pavimentação asfáltica ao longo dos anos gerou muitos buracos e, com eles, inúmeros transtornos. Incontáveis acidentes de trânsito que aconteceram na avenida, alguns deles com vítimas fatais, tiveram como principal culpado a buraqueira.
As cobranças para que a Prefeitura de Jacobina recuperasse a avenida foram muitas e chegaram em um ponto insustentável. E, para alegria geral da população, finalmente, no dia 25 de julho de 2022, após quase um ano do anúncio da ordem de serviço, a obra foi iniciada.
No entanto, a euforia pelo início da sonhada obra na Avenida Luis Alberto Dourado de Carvalho foi dando lugar a indignação e decepção, por causa dos transtornos causados aos moradores e o sofrimento ao longo de seis demorados meses. Até protestos para pedir a retomada das obras e a conclusão da requalificação aconteceram.
Outro fator gerador de críticas à gestão foi o não cumprimento das promessas sobre a "implantação de ciclovia" e de "uma avenida moderna". Um dia após a liberação da via e da retomada da circulação de veículos, dezenas de moradores criticaram a qualidade do asfalto e já apontaram o surgimento de buracos.
"Bem, meus amigos e minhas amigas de Jacobina, aqui quem tá falando é Abílio Mota do Sertão (...) Mais de um ano pra entregar aqui a 'Avenida Desgraça Dias' e já estamos usufruindo. Dois dias apenas de asfalto, e aqui tá o asfalto, aqui tá o asfalto da 'Avenida Desgraça Dias'", crítica morador em vídeo, enquanto expõe rachaduras na nova pavimentação (assista no final da reportagem).
Mudanças no trânsito
Agora, os moradores reclamam das futuras mudanças nos sentidos de circulação que acontecerão no trânsito, tanto na avenida quanto na Rua João Teixeira. As duas vias passarão a ter sentidos únicos de circulação, em direções opostas: os condutores seguirão pela avenida no sentido Centro-Jacobina III. Já pela Rua João Teixeira será no sentido Jacobina III-Centro.
Os moradores citam questões estruturais precárias na João Teixeira. Para eles, a via não comportaria a grande quantidade de veículos que passaria a transitar todos os dias e acreditam que afetaria as estruturas das casas. A Prefeitura de Jacobina ainda não se manifestou sobre a mais nova queixa dos moradores.
Por Robson Guedes / Jacobina Notícias
Postar um comentário