A jovem Hiasmin Rodrigues usou as redes sociais, nesta terça-feira (17/1), para expor sua indignação com uma situação que envolve a saúde de sua avó, Izaura Matos dos Santos, 91 anos. Em um vídeo (assista no final da reportagem), ela conta que a avó passaria por exames de rotina em uma clínica particular, mas a idosa se sentiu mal e desmaiou na recepção, antes mesmo do atendimento.
Um médico prestou os primeiros socorros e encaminhou a idosa para realizar exames, onde foi detectado um problema cardíaco. A senhora Izaura foi internada no Hospital Regional de Jacobina e seu nome lançado no sistema da Central Estadual de Regulação, da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).
Ainda segundo Hiasmin, no sábado (14/1), o Hospital Ana Neri, em Salvador, negou a colocação de um marcapasso em sua avó. Para espanto e indignação de toda a família, nesta terça-feira (17/1), a Central Estadual de Regulação informou que estaria retirando o nome da idosa do sistema, pois o Hospital Ana Neri havia novamente se recusado a realizar a cirurgia de implantação de marcapasso na senhora Izaura.
Sem saber a quem recorrer, a jovem publicou um vídeo nas redes sociais e pediu ajuda da imprensa para tentar chamar atenção das autoridades e reverter a decisão.
Qualquer pessoa que puder ajudar de alguma forma, basta entrar em contato com Hiasmin através do telefone (74) 9 9121-9126. Ela encaminhou um texto ao Jacobina Notícias, onde conta toda a história e expõe sua indignação.
Confira o relato na íntegra:
"Venho por meio deste, denunciar a Central de Regulação do Estado da Bahia, tendo em vista que a Sra. Izaura Matos dos Santos, minha avó, idosa, 91 anos, no dia 10 de janeiro de 2023, encontrava-se na Clínica Santa Bárbara, desta cidade, aguardando atendimento para uma consulta de rotina, no entanto, enquanto esperava a sua vez de repente desmaiou naquele ambiente.
Nesse momento, solicitamos a presença de um médico, que de pronto fez os primeiros socorros na recepção, seguindo para a realização de exames complementares que detectaram um bloqueio atrioventricular total e que havia a necessidade da implantação de um Marcapasso, pois a frequência cardíaca dela estava em 33 por minuto. Desde essa data, ela está internada no Hospital Regional de Jacobina, aguardando sua regulação para a capital do estado da Bahia. No entanto, fomos informados no dia 14 de janeiro, que o Hospital AnaNeri de Salvador negou a colocação de Marcapasso.
Hoje, recebemos uma nova negativa da mesma instituição e, por isso, a Central de Regulação do Estado da Bahia entrou em contato com o Hospital Regional de Jacobina para informar que o nome da Sra. Izaura seria retirado da tela do sistema, causando em toda família sentimentos de indignação e revolta, assim como por parte da equipe de funcionários e médicos desta instituição em que ela se encontra internada. Informamos que entraremos uma ação junto a Defensoria Pública, visto que o Estatuto do Idoso no seu artigo 2⁰, assegura a ela, o gozo de todos os direitos fundamentais inerentes à Pessoa humana, sendo um direito inalienável a preservação de sua saúde, direito inscrito em lei .
Que, baseado no art⁰. 3⁰ do estatuto, é obrigação do Poder público assegurar à pessoa idosa, COM ABSOLUTA PRIORIDADE, a efetivação do direito à saúde, portanto, ao tratamento adequado ao paciente, sem interrupção do mesmo. O Estado tem a obrigação de manter o paciente internado, mesmo que seja na rede particular de saúde. SENDO UM ATO ILICITO PROMOVIDO PELO ESTADO A NÃO CONTINUIDADE DO INTERNAMENTO DO PACIENTE.
Nesse momento delicado, precisamos do apoio dos meios de comunicação para que nos auxiliem divulgando e pressionando de alguma forma. Vale salientar que minha avó está orientada, falando e caminhando. Vamos à luta!
Att: Hiasmin Rodrigues"
Postar um comentário